Um fenômeno raro na natureza tem chamado a atenção do mundo inteiro. A imagem de um arco-íris invertido foi visto como um sinal de esperança e se tornou viral nas mídias sociais. As pessoas continuam falando que este é um sinal do céu que o pesadelo do coronavírus passará em breve.
Com o formato de um sorriso, o arco íris foi visto na Itália, um dos países onde milhares de pessoas morreram vítimas do Covid 19. “Ele ainda tem o formato de sorriso, tudo vai ficar bem", é a frase que os usuários acompanharam a imagem rara.
As fotos do arco íris invertido é um fenômeno raro da natureza, algumas cidades do Brasil já registarram o aparecimento do arco íris, como numa cidadezinha do interior de São Paulo, em Santa Catarina e em Florianópolis. O último registardo no Brasil foi na cidade de Maringa no dia 10 do mês passado.
Embora chamado popularmente de “arco-íris de fogo”, “arco-íris invertido” ou mesmo de “sorriso no céu”, seu nome oficial é nada encantado: chama-se arco cincunzenital.
Ocorre da seguinte forma. Quando o Sol está a uma altitude inferior a 32°, a menos da metade do céu, suas luzes se projetam sobre os cristais de gelo de nuvens tipo cirrus, bem altas na atmosfera - nos arco-íris "normais" são as gotas de chuva que refletem a luz solar. O brilho do arco é mais brilhante quando o sol está abaixo de 32° e acima de 22° do horizonte.
Assim como o arco-íris, o prisma de luz é exatamente o mesmo no arco cincunzenital, mas, dada a diferença no elementos e na posição da substância que reflete o sol (não é chuva, mas cristais nas nuvens), sua forma é diferente.
O que dizem os especialistas?
Em uma entrevista para o mundo da BBC, o meteorologista David Schultz, da Universidade de Manchester, esclareceu que não é exatamente um arco-íris reverso quando as pessoas o capturam.
Ele explicou que o fenômeno é chamado de "arco circuncentro" ou "arco de Bravais". Segundo o especialista, a diferença é que o arco-íris é produzido pela curvatura da luz.
Bem como pela separação de cores através das gotas de água que caem das nuvens. Em vez disso, esse "arco circuncentro" é produzido quando os raios do sol são curvados por meio de cristais de gelo que estão presos nas nuvens e separados formando as cores.
A informação de que não é um arco-íris reverso não decepcionou a multidão. Embora na verdade seja chamado de “arco circuncentro”, os internautas continuam a garantir que este é um sinal positivo para a humanidade: estamos perto do fim da pandemia.