Publicidade Davaca novo

Arboretum estuda implantação de base florestal na comunidade dos Motas em Itanhém.

Por Neuza em 08/09/2015 às 12:59

 

 

 

A equipe técnica do Programa Arboretum esteve em reunião com o secretário de Agricultura de Itanhém, Rogério Lopes e membros da comunidade quilombola dos Motas.

O principal objetivo da reunião foi estudar a viabilidade de implantação de uma base florestal de restauração e proteção da mata atlântica, vista a localização da comunidade que é próxima de resquício de mata atlântica da hiléia baiana, sendo umas das biotas com maior diversidade do mundo. Só no Sul da Bahia, já foram registradas 450 espécies em um único hectare.

 

Participaram da reunião Natália Albuquerque e Ana Odália, ambas do conselho gestor do programa, além de Lausanne Almeida, engenharia florestal do Arboretum e Danielle Barbosa, professora da UNEB e parceira do Programa, bem como o Secretário de Agricultura Rogério Lopes, Maria clemência, presidente da associação e demais lideranças da comunidade. Para Maria Clemência, esta é uma grande oportunidade de preservar e gerar uma renda extra para a comunidade dos Motas na coleta de sementes e, futuramente, produzir mudas.

O projeto Arboretum reúne instituições governamentais, educacionais e científicas, e a própria comunidade, com vista a fomentar ações de recuperação e preservação do bioma, com a participação de entidades privadas.

Atualmente, o Arboretum é uma das principais iniciativas recentes para a conservação da Mata Atlântica, a mais ameaçada do País.

Fonte: Jan Santos

Tags:   Itanhem
publicidade