Quatro dias de festa marcaram o 57º aniversário de emancipação politica e a 15ª Exposição Agropecuária da cidade de Itanhém –Ba.
As comemorações começaram na quinta feira, (13), com um show gospel realizado no parque de exposição que atraiu centenas de pessoas. Na sexta feira (14), como já é tradição, a diretoria do Sindicato Rural, reuniu no espaço de leilões, associados, produtores, autoridades e convidados para um café da manhã. Antes do café, o padre Valdir da paroquia local, realizou uma celebração, dando inicio a exposição propriamente dita.
Na sexta feira (15), o prefeito Bemtivi, acompanhado da primeira dama Lidiane Guimarães, do vice prefeito Alex Chaves, de vereadores, secretários e assessores, recebeu deputados e prefeitos vizinhos para a solenidade de entrega de 50 casas populares do projeto "Minha Casa Minha Vida” localizadas no bairro Monte Santo, á famílias carentes do município.
Á noite, os festejos continuaram no Parque de Exposição, já que, a festa de aniversário da cidade é feita em parceria com o Sindicato Rural, o que traz uma economia muito grande para o município, disse o prefeito Bemtivi. Higor Rocha, Estakazero, Hally Henriqueta e Chic Chic Bahia comandaram a noite de sexta feira, onde milhares de pessoas puderam se divertir até o amanhecer com segurança, conforto e muita animação.
No sábado (15), durante a tarde, a grande pedida foi o leilão de animais bovinos. Pecuaristas da Bahia, Espirito Santo e Minas Gerais, puderam rever amigos e adquirir animais de qualidade. O leilão, segundo Romeu Gazzinelli, mais conhecido como Pio Gazzinelli, presidente do Sindicato, gerou negócios em torno de 2 milhões de reais, o que segundo Pio, aquece a economia da região nestes tempos de crise.
Durante a noite, nem a chuva que teimava em cair, conseguiu desanimar as milhares de pessoas que foram ao parque curtir Nenga Costa, Fabiano Araújo e a grande atração da noite’ Caviar com Rapadura’, sem deixar de mencionar as apresentações de um grupo de dança de Vitória –ES, e um grupos de jovens da cidade de Itanhém que deram um verdadeiro show de dança, coreografia, simpatia e alegria.
Durante todo o período de festa houve; Leilões, feira de gado, torneio leiteiro, julgamento de animais, provas de tambores ranqueadas pela ABMQ e prova Poeirão de Mangalarga Machador. Vieram competidores de várias cidades da Bahia e de estados vizinhos, as premiações foram além de troféus a prêmios em dinheiro.
A 15 Exposição
Agropecuária de Itanhém terminou, e para Pio Gazzinelli, ficou a sensação do
dever cumprido, já que, a grande conquista deste ano, foi a pavimentação do
Parque, o que valorizou o espaço e trouxe conforto para as pessoas que foram a
exposição trabalhar, se divertir, ou participar de negócios, já que Itanhém é
hoje o terceiro maior rebanho leiteiro do estado e a exposição é considerada
uma das melhores da Bahia.