Um grupo de jovens de Mucuri levou a arte e a beleza da capoeira para um dos principais eventos de valorização da cultura afro-brasileira em Salvador, na Bahia. Durante o Afro Fashion Day 2022, crianças e adolescentes da Associação Comunitária Golfinho brilharam no Pelourinho, apresentando o ritmo e a ginga de uma das principais manifestações da cultura negra e tema da oitava edição do evento promovido pelo Jornal Correio 24 Horas.
Com 26 anos de história e o apoio da Suzano há quase duas décadas, a Golfinho atende atualmente 175 alunos, com iniciativas voltadas para crianças e adolescentes da região. Além da capoeira, são ofertadas atividades como oficina de percussão, educação física, inclusão digital, reciclarte, artesanato, oficina do conhecimento, serviço de convivência e fortalecimento de vínculo. Aluno do projeto há 6 anos, Erimar Montaia Queiroz, de 14 anos, comemora a apresentação no Afro Fashion Day. “A gente fez história juntos no Pelourinho. Quem sabe ano que vem temos outras oportunidades para chegar lá, ainda mais fortes, com mais pessoas. Acredito que juntos vamos fazer história e a Golfinho está aí para ajudar cada um de nós alunos”, comenta.
Aluno Erimar Montaia Queiroz, de 14 anos
O colega Yan Jefferson Silva Nascimento, de 12 anos, também adorou a oportunidade e lembra com orgulho da apresentação e do desfile no Pelourinho. “Foi uma experiência muito boa participar de um evento tão bonito em uma cidade como Salvador. Eu me sinto muito realizado na Associação, ela deixou minha vida mais alegre”, comentou o adolescente, que faz parte da Golfinho há 5 anos e está envolvido em atividades como oficina de capoeira, informática, reciclarte e educação física.
Aluno Yan Jefferson Silva Nascimento, de 12 anos
Inesquecível é a palavra que define a experiência para Brunna Santos Oliveira, de 15 anos, aluna da Golfinho desde os 5 anos de idade. "O Afro Fashion Day foi marcante. Me sinto muito realizada por ter ido para Salvador me apresentar com a Golfinho. Falo com muita felicidade do projeto, pois a Associação entrou para minha vida de uma forma muito especial há 10 anos, mudando minha rotina", afirmou.
Aluna Brunna Santos Oliveira, de 15 anos
Trabalho social
Referência de cultura, lazer e aprendizado no território do Extremo Sul da Bahia, a Associação Comunitária Golfinho já realizou 36.470 atendimentos no ano de 2022, incentivando seus alunos a desenvolver suas habilidades. A participação no Afro Fashion Day marca a colaboração do projeto na formação da consciência socioambiental e cidadã, aumentando o acesso à cultura, esporte e educação de crianças e adolescentes da região.
“Levar a capoeira da nossa Associação para um evento tão grande trouxe a certeza de que estamos no caminho certo. Somos gratos por ter uma empresa como a Suzano, que nos mantém enquanto instituição e proporciona momentos como esse. Vimos o brilho no olhar das crianças quando receberam o convite, conquistado pelo esforço delas nas oficinas e no desempenho escolar. Muitos nunca tinham ido a Salvador, andado de avião, elevador, escada rolante, visto a estrutura de um hotel. Eles voltaram sabendo que podem sonhar e alcançar o que desejarem”, reforça a presidente da Associação, Ludimila Pomarolli.
Além de oportunizar experiências como a participação no Afro Fashion Day 2022, o apoio da Suzano vem potencializando especialmente as atividades promovidas pela Associação para crianças e adolescentes nos turnos que eles não estão na escola. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Social, Douglas Peixoto, o incentivo da Suzano à Golfinho está alinhado ao propósito de colaborar no desenvolvimento das comunidades da região em que a empresa atua. "O projeto da Associação Comunitária Golfinho proporciona novas oportunidades para os alunos, impactando em seu futuro, de suas famílias e da comunidade. É enriquecedor contribuirmos ativamente para iniciativas como essa, acompanhando esses jovens em experiências e vivências como o Afro Fashion Day", afirmou.