Publicidade Davaca novo

Alunas de Prado (BA) se mobilizam para despoluir o rio da Barrinha e utilizam técnica para filtragem de poluentes

Ação de estudantes tem mobilizado comunidade, chamado a atenção do Poder Público e foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola

Por Neuza em 10/04/2017 às 16:19

Durante um passeio, um grupo de estudantes se impressionou com o mau cheiro e a grande quantidade de lixo no rio Barrinha, em Prado (BA), que já foi um dos cartões postais da cidade. A situação fez com três alunas do 1º ano do ensino médio da Escola Municipal Algeziro Moura, se mobilizassem para conscientizar a comunidade sobre a importância de despoluir e revitalizar a área. A iniciativa deu origem ao projeto ‘Somos todos Barrinha’, que foi um dos destaques da segunda edição do Desafio Criativos da Escola.

Em parceria com diferentes grupos da cidade, as jovens utilizam uma técnica de filtragem de poluentes, por meio da plantação de bananeiras às margens do Barrinha, e organizam, a cada dois meses, um mutirão de limpeza de suas duas nascentes. Para ampliar o projeto, também promovem exibições gratuitas de cinema em espaços públicos próximos ao rio e realizam campanhas com moradores de seu entorno para que eles ajudem a proteger esse patrimônio natural da cidade e não joguem resíduos na água.

Apesar de a luta pela preservação do rio não ser recente, o movimento ganhou força a partir da mobilização das jovens, desde o início de 2016, e tem recebido o apoio de estudantes de outras escolas, de grupos culturais locais, da associação de pescadores e de proprietários de terras da região. O trabalho das meninas também busca o apoio do Poder Público, sendo que, após enviarem um abaixo assinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conseguiram uma pequena verba para cercar as nascentes do Barrinha.

As inscrições para a 3ª edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e vão até o dia 1º de outubro. O Desafio, realizado pelo projeto Criativos da Escola, do Instituto Alana, irá reconhecer 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo infanto-juvenil e impacto social, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.

Fonte: Belisa Barga

Tags:   Prado meio ambiente
publicidade