Publicidade Davaca novo

Alterações Posturais em Adolescentes e Crianças.

Por Neuza em 13/04/2022 às 11:45

As fases da infância e adolescência correspondem àquelas em que os jovens frequentam o ambiente escolar, no qual permanecem longos períodos sentados, normalmente em uma postura inadequada e, na maioria das vezes, em mobiliários inadequados que, somados à tendência de um estilo de vida sedentário adotado na fase escolar,podem também favorecer o surgimento das alterações posturais estáticas. Além disso, parece existir uma tendência de que os hábitos posturais adotados durante a infância e adolescência poderão se refletir na vida adulta dos jovens.

Postura corporal é a posição que o corpo assume no espaço de forma que venha a equilibrar os constituintes anatômicos da coluna vertebral relacionados aos membros superiores e inferiores. Por sofrer influências diárias através dos hábitos posturais, comportamentais e socioeconômicos, caso sejam inadequados, estes hábitos são passíveis de provocar alterações posturais, modificando as estruturas anatômicas no decorrer da vida. 


Segundo Dr Leonardo Felipe Especialista em Coluna e Dor  As alterações posturais são distúrbios que geralmente se manifestam na fase da pré-adolescência ou na adolescência, fase do estirão de crescimento que pode prejudicar o desenvolvimento deste jovem. Desvios de coluna como cifose, lordose e escoliose ocorrem quando há redução ou aumento acentuado de uma ou mais curvaturas da coluna, o que compromete o alinhamento da coluna e prejudica o bom desempenho de suas múltiplas funções. 


As principais alterações posturais na população infanto-juvenil são: Hipercifose torácica: desvio da coluna torácica “para frente”, o que ocasiona a posição de “corcunda”, com o pescoço, ombros e cabeça inclinados para frente. Escoliose tóraco-lombar: curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco. 


Apesar de não haver um consenso, acredita‐se que o tempo de permanência na postura sentada de forma inadequada possa ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento de alterações posturais no plano sagital. Além disso, cabe ressaltar que, ao analisar especificamente as inadequações posturais assumidas durante o hábito de sentar, tanto para escrever como em um banco, observou‐se que para todas as posturas inadequadas há uma tendência dos jovens de assumir um padrão flexor de tronco . 


Dessa forma, para atuações preventivas no âmbito escolar, é necessário compreender essa característica, de forma que a atuação do profissional da saúde vise a minimizar esse mau hábito postural. Dr Leonardo Felipe Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor- Quiropraxia - Osteopatia - RPG


Dr Leonardo Felipe - Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor- Quiropraxia- Osteopatia- pilates

Atendimento e avaliação - Center Fisio. Clinica da Coluna e Dor.  Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.

Fonte: Leonardo Felipe

Tags:   Centerfisio coluna alterações posturais
publicidade