Publicidade Davaca novo

Alcobaça vai realizar nesta quinta-feira (19) o mutirão do glaucoma

Nesta quinta-feira (19) a Secretaria de Saúde de Alcobaça estará realizando o mutirão do glaucoma.

Por Neuza em 18/10/2017 às 12:26

A ação é uma parceria da Prefeitura de Alcobaça e do governo do estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Em 2017, esta é a segunda campanha visando diagnosticar e cuidar dos pacientes portadores desta doença.

Uma grande estrutura foi montada na Estratégia de Saúde da Família (ESF 01, localizada na Praça da Cacimba, no centro de Alcobaça), para oferecer consultas e exames necessários à detecção do glaucoma.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica do município, Ravenna Dantas, os pacientes com idade acima dos 40 anos, principalmente, aqueles diagnosticados com diabetes e hipertensão, devem comparecer ao posto de atendimento entre 08h e 17h, com preferência da ordem de chegada. "Esses pacientes devem trazer seus documentos pessoais (RG - xérox e original), o Cartão do SUS, Cartão da Família e um comprovante de residência", explicou.

Para o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, esse tipo de ação amplia os serviços da rede pública de saúde. "O mutirão oferecer um número de atendimento muito maior aos pacientes, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de nossos alcobacenses, porque o glaucoma é umas das maiores causas de cegueira e é com a visão que enxergamos e vivemos o mundo", esclarece.

O GLAUCOMA: É uma doença que atinge os olhos, ocorrendo principalmente quando há um aumento da pressão intraocular, chegando a lesionar o nervo ótico e provocar problemas de visão. A falta de tratamento pode levar à cegueira. A doença surge quando há uma alteração no bloco ocular e é uma das maiores causas de cegueiras. Os pacientes de risco são aqueles com mais de 40 anos, diabéticos, pessoas com problemas de pressão intra-ocultar elevada, miopia, usuários de corticoide ou que tenham casos da doença na família.

Fonte: Neuza Brizola/Ascom

Tags:   Mutirão do Glaucoma Alcobaça
publicidade