A educação municipal conta com um importante aliado no sul da Bahia: a Parceria pela Valorização da Educação (PVE), um programa do Instituto Votorantim que conta com o apoio da Suzano. O objetivo da iniciativa, que envolve diretores de escolas, secretarias municipais de educação e os alunos, é acelerar a qualidade da educação e avançar no aprendizado nas redes municipais. O município de Alcobaça, que vai para o terceiro ano de participação no PVE, e Nova Viçosa, que vai para o segundo ano, repactuaram o compromisso com a iniciativa, no dia 19 de março. E o município de Mucuri aderiu ao PVE, sendo o mais novo participante no sul da Bahia.
Os municípios de Alcobaça e Nova Viçosa estiveram representados na Oficina de Pactuação do PVE, no dia 19 de março, em São Paulo. A Oficina é realizada anualmente para renovação da parceria com os municípios participantes. Alcobaça foi representado pela secretária de Educação Anilda França, juntamente com a técnica da Secretaria e técnica de mobilização do PVE, Tailany Rocha. Representando o município de Nova Viçosa participou a secretária de Educação Natália Carolino e a técnica da Secretaria e formadora do PVE, Helen Avancini. Os dois municípios selaram uma carta, manifestando a intenção de manter a participação no programa.
O programa PVE busca contribuir com a melhoria da educação pública nos municípios onde a Suzano e empresas do Grupo Votorantim atuam, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar. Com apoio de Prefeituras, Secretarias de Educação, Gestores Educacionais e Escolares e comunidade em geral, está sendo possível transformar a educação em mais de 100 municípios brasileiros.
O consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcísio Loss, destaca que a avaliação externa de impacto relaciona a presença do programa à melhoria da qualidade da educação pública, de modo que há aceleração de 38% na evolução do IDEB para anos iniciais do Ensino Fundamental 1 e aceleração de 45% no Fundamental 2. O Programa conta com a consultoria técnica do CEDAC e CENPEC (instituições ligadas à educação comunitária) para as formações ao longo do ano.
O município de Mucuri está ingressando este ano no PVE. A secretária de Educação Ronilzia Guerra Jardim assinou, em 18 de março, a Carta de Pactuação junto à Suzano, representada pelo consultor de Desenvolvimento Social da empresa, Narcísio Loss, e pela analista de Sustentabilidade Kariny Paiva. A assinatura foi realizada na Subprefeitura de Itabatã. Loss salienta que aqualidade da educação pública ainda é um desafio para o desenvolvimento do país, mas com o apoio de diversas esferas será possível modificar esse cenário.