A coluna é composta por 33 vértebras e tem duas funções básicas. A primeira é servir como eixo de sustentação da estrutura corporal e a segunda está relacionada com a condução das estruturas nervosas por meio do canal vertebral e dos foramens intervertebrais. As lesões na coluna têm um impacto tremendo na qualidade de vida dos pacientes, estando normalmente associada a limitações profundas como paraplegia, necessidade de utilizar cadeira de rodas ou outros aparelhos de locomoção e nalguns casos, dependência total ou parcial de um cuidador. A principal dica é manter a coluna ereta e, ao abaixar, sempre flexionar o joelho – nunca a coluna (tronco). Esse problema leva a sintomas como dor, queimação, perda de sensibilidade ou dormência no local. Isso acontece porque ocorre uma compressão dos nervos. Essa lesão pode afetar a região cervical e a lombar, sendo que no segundo caso pode irradiar os desconfortos para a pernas e os pés A degeneração da coluna é resultado de vários fatores conjuntos, como genética; hábitos cotidianos; atividade física; obesidade; sobrecarga , entre outros. Há algumas orientações muito importantes para deixar a coluna saudável:
Praticar exercícios físicos frequentemente (no mínimo 3 vezes por semana);
Fazer alongamento antes e depois de atividades, pois ele prepara os músculos e relaxa o corpo. Sem alongar-se, podem surgir lesões, além de ligamentos e músculos sobrecarregados.
A utilização de pesos somada a exercícios aeróbicos permite um melhor preparo físico, reduzindo o risco de desenvolver dores nas costas. Porém, se estiver com estas dores e os exercícios as tornarem piores, os mesmos devem ser suspensos imediatamente;segundo Dr Leonardo Felipe.
É indicada em casos de dores nas costas relacionadas à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade, pois os músculos (que sustentam os ossos) tornam-se mais resistentes. É sempre importante lembrar da importância da orientação de um profissional qualificado para realizar as atividades e ao sentir dores na execução dos exercícios, deve-se suspender imediatamente para que lesões por sobrecarga não venham a prejudicar a coluna e outras estruturas do corpo. Dr Leonardo Felipe Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor/ Membro Titular IBO ( Instituto Brasileiro Osteopatia) e IBRAQUI ( Instituto Brasileiro Quiropraxia) - Especialista em Quiropraxia - Osteopatia- Pilates - Tratamento de Hérnia de Disco.