O episódio de resistência ocorreu por volta das 11h50 desta quarta-feira, 27 de dezembro, na cidade de Mucuri, em uma localidade conhecida como Beira Rio. Segundo o relato registrado pelos militares da RONDESP Extremo Sul, que estavam realizando patrulhamento da Operação Força Total, várias denúncias anônimas indicavam que indivíduos armados estavam praticando tráfico na região da Beira Rio.
As viaturas da RONDESP Extremo Sul, acompanhadas por uma guarnição da 89ª CIPM, dirigiram-se ao local e foram surpreendidas por diversos suspeitos que, ao avistarem a aproximação das viaturas, abriram fogo em direção às guarnições. Os militares se abrigaram e responderam à agressão injusta, desencadeando um confronto armado. Vários suspeitos fugiram imediatamente, sendo que um deles invadiu uma residência.
A residência foi cercada pelas forças policiais, que deram voz de abordagem ao suspeito. No entanto, ele não atendeu ao pedido de rendição, resultando em um novo confronto armado. O suspeito identificado como Kleber da Silva Ciriaco Pacheco, vulgo “Kleberzinn” de 16 anos foi atingido e socorrido ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Na posse de Kleber, os militares apreenderam uma submetralhadora calibre 9mm, três munições intactas de 9 mm, quatro pinos de cocaína, cinco pedras de crack, cinco buchas de maconha e nove aparelhos para acondicionar cocaína. Todos os materiais e ocorrência foram devidamente registrados na delegacia da Polícia Civil.