Na manhã desta terça-feira, por volta das 06h30min, as guarnições da Rondesp Extremo Sul foram acionadas por populares avisando que um indivíduo armado estava atirando em via pública na Rua das Violetas, no Jardim Imperial, em Alcobaça. Ao chegar no local indicado, o indivíduo ao perceber a presença das guarnições efetuou tiros e se refugiou em uma casa.
Diante da situação, os 08 policiais presentes realizaram uma abordagem na casa, momento em que o indivíduo, mais uma vez, investiu contra os policiais. Em resposta a essa ameaça iminente, os policiais reagiram, resultando em um confronto armado.
Após cessarem os disparos, os agentes de segurança encontraram o suspeito eu foi identificado como Ednaldo Batista Santos, de 35 anos, caído no solo, ao lado de uma submetralhadora. Imediatamente, foi prestado socorro ao hospital da cidade de Alcobaça. No entanto, o indivíduo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Ednaldo foi preso pela CAEMA em fevereiro de 2016 acusado assassinar a facadas Mariano Gomes da Silva de 71 anos, morador de Caxangá, distrito de Alcobaça.
O corpo do Sr. Mariano foi encontrado depois que o proprietário de um sítio vizinho esteve na casa do idoso e não o encontrou. O vizinho estranhando a ausência do morador procurou um filho da vítima e relatou o fato. Preocupado com o sumiço do pai, o rapaz foi até a casa para procura-lo. Quando chegou ao sítio, o filho notou que o cachorro da vítima ia e voltava de uma plantação de mandioca que ficava próximo á residência, desconfiado, foi até o mandiocal e encontrou o corpo do pai. Ainda com a faca cravada nas nádegas.
Com o criminoso a polícia recuperou duas espingardas e dois botijões de gás. Após cumprir pena no Presídio de Teixeira de Freitas, Ednaldo foi solto usando tornozeleira eletrônica.
A ação rápida e eficaz da Rondesp Extremo Sul resultou na apreensão de uma Submetralhadora e uma munição.