
Na manhã do dia 21 de outubro de 2025, as Polícias Civis da Bahia e do Espírito Santo, em operação conjunta, deram cumprimento no Município de Linhares/ES ao mandado de prisão preventiva e busca e apreensão nº 8001602-37.2025.8.05.0182.01.0001-26, expedido pela Vara de Jurisdição Plena de Nova Viçosa/BA, sob determinação do Juiz de Direito Renan Souza Moreira em desfavor de Everaldo Rocha, de 54 anos de idade.
Everaldo Rocha, estava sendo investigado por ações criminosas do tipo provocar incêndio de grandes proporções em florestas e pilhas de madeiras nos anos de 2023, 2024 e 2025 entre os municípios de Linhares, Jaguaré, São Mateus no Espírito Santo, e Nova Viçosa na Bahia com várias ocorrências policiais registradas ao longo desses anos. Segundo estimativas das vítimas, os incêndios provocados pelo investigado geraram um prejuízo de quase 40 milhões de reais, além da interdição por várias horas do trânsito nas BRs 101 e 418, e da contaminação do solo e do ar.
Segundo as investigações, graças ao uso da tecnologia e recursos avançados de monitoramento e ao trabalho de investigação das Polícias Civis do Espírito Santo e da Bahia foi possível identificar o investigado e representar pela prisão preventiva desse.
O preso foi encaminhado para a Delegacia Regional de Linhares/ES, onde será interrogado sobre o fato e posteriormente encaminhado ao presídio, seguindo detido à disposição da justiça da Bahia.
