Com o propósito de atender as necessidades e potencialidades de todos os alunos, o Centro de Educação Inclusiva (CEI) é um dos principais dispositivos para a prática das políticas públicas educacionais de inclusão em Teixeira de Freitas.
Identificar as necessidades específicas de cada estudante para a elaboração de recursos pedagógicos que eliminem as barreiras educacionais é o objetivo do centro. São atendidos os alunos com deficiência matriculados nas escolas do município, como também aqueles que apresentam alguma dificuldade na aprendizagem.
“O serviço oferecido no CEI é essencial pois não foca em categorizar os alunos: queremos priorizar as respostas educativas, pensando na escola como um todo”, explica Maria Ivania Pereira Conceição, coordenadora. “Temos uma equipe multiprofissional que monitora as estratégias aplicadas, estabelecendo um trabalho colaborativo entre educadores, estudantes e famílias”.
O atendimento no CEI se concentra em diversas áreas, dentre elas: Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Psicopedagogia. Para ser encaminhado à unidade, a escola faz o encaminhamento padronizado, relatando as necessidades do aluno. Posteriormente, a família deve procurar o CEI para agendar a triagem com psicopedagoga. Caso não seja possível, a família é direcionada ao setor específico da rede de atendimento do município.
“É essencial que a gestão pública esteja atenta às demandas educacionais de Teixeira de Freitas, agregando recursos humanos e materiais para a consolidação de ambientes que estimulem a participação social e a autonomia de todos os nossos estudantes”, destacou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo.