Na tarde desta quarta-feira, 1º de maio, guarnições da RONDESP Extremo Sul estavam em patrulhamento na região do município de Alcobaça quando receberam informações sobre a possível presença de Júlio Rodrigues Pinto, conhecido como "Badjulia", de 28 anos, um indivíduo com histórico no mundo do crime, que estaria planejando um ataque ao grupo rival no tráfico de drogas na área.
Com base nessas informações, os policiais militares se deslocaram para o Bairro El Dourado, onde supostamente o suspeito estaria localizado. No entanto, apesar das diligências realizadas, não foi possível localizá-lo.
Durante o retorno, ao passarem por uma estrada vicinal, os policiais avistaram um indivíduo que, ao perceber a presença das viaturas, empreendeu fuga. Os PMs então avançaram e desembarcaram taticamente, momento em que foram recebidos com disparos de arma de fogo. Em resposta à agressão, os policiais revidaram, resultando na neutralização do agressor.
O suspeito foi encontrado caído ao solo com uma arma tipo pistola à sua frente. Após prestar socorro imediato, ele foi encaminhado para a unidade Hospitalar São Bernardo na cidade, onde infelizmente veio a óbito. A arma utilizada pelo suspeito, uma pistola Taurus/PT 100, calibre .40, com numeração suprimida, foi apreendida juntamente com drogas e uma balança de precisão que estavam em sua posse.
O caso foi registrado como auto de resistência com resultado em morte na sede da 8ª COORPIN em Teixeira de Freitas, com a presença da equipe do delegado plantonista, Dr. Ricardo Amaral.
Após os procedimentos legais, o corpo do suspeito foi removido para o IML/Itamaraju para realização de exame de necropsia.