Neste final de semana a CIPPA/Porto Seguro realizou mais uma série de ações de combate ao crime de poluição sonora, onde foram apreendidas 10 aparelhagens de som. As fiscalizações foram iniciadas na última sexta-feira (27/05) em uma ação em conjunto com a 87ª CIPM e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Teixeira de Freitas, que resultou na apreensão de cinco equipamentos sonoros, onde foram registradas pressões sonoras entre 79,8 dB e 89 dB. No mesmo dia, em Porto Seguro, em conjunto com policiais militares do 8º BPM, no âmbito da Operação do Sossego, foi apreendido um som automotivo no distrito de Agrovila, flagrado emitindo poluição sonora de 68,6 dB.
No sábado (28/05) foi apreendido um equipamento de som no município de Ilhéus, no Bairro Iguape. A aparelhagem estava instalada em um bar, onde foi flagrada a pressão sonora de 76.3 dB. Também aconteceram ações de fiscalização no município de Porto Seguro, no âmbito da Operação do Sossego realizada em conjunto com o 8º BPM nos bairros Casas Novas e Parque Ecológico com registros de Pressão Sonora de 101 e 65 dB, respectivamente. As ações foram finalizadas na noite de domingo, onde foi apreendida uma aparelhagem de som automotivo flagrada emitindo pressão sonora de 91,4 dB.
Todas as medições foram feitas com o uso de um aparelho decibelímetro devidamente calibrado, onde os infratores foram flagrados desrespeitando o que preconiza o Artigo 54 da Lei Nº 9605/98 e com as emissões de pressões sonoras acima dos limites da NBR 10.151/19, regulamente pela resolução do CONAMA 1/90. Diante dos ilícitos, foram lavrados os respectivos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) em desfavor dos infratores. Os registros das ações foram enviados ao Ministério Público para adoção das medidas cabíveis.