
A Academia Teixeirense de Letras (ATL) apresentou, nesta quinta-feira (4), os ganhadores da Versão Regional do X Prêmio Castro Alves de Literatura. Nas categorias poema, crônica e conto.
Participam da Versão Regional os candidatos que residem em Teixeira de Freitas e nos demais municípios que compõem o chamado Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia.
Os vencedores da categoria poema são: Evaristo Souza Soares (1º lugar) com “Metamorfoseando-me”; Jackson Novais (2º lugar) com “Zabelê Pataxó”; e Patrícia Souza (3º lugar) com “poeMAS”.

As menções honrosas vão para Marília Pancieri (1ª menção) com “O som da floresta interior”; Iza Germano (2ª menção) com “Coloniza, colonizador”; e Luiz Oss (3ª menção) com “Desejo escarlate”.
Na categoria crônica se destacaram: Patrícia Souza (1º lugar) com “Máquina de costura”; Evaristo Souza Soares (2º lugar) com “Curriculum vitae”; e Katrine Carvalho (3º lugar) com “Uma crônica artesanal metida a best-a”.
As menções honrosas vão para Jackson Novais (1ª menção) com “Enfileirados”; Marília Pancieri (2ª menção) com “Duas castas”; e Daniel Rocha (3ª menção) com “Um carregador de sacos de cimento”.

Os ganhadores do gênero conto foram: Evaristo Souza Soares (1º lugar) com “Veredas do meu sertão”; Patrícia Souza (2º lugar) com “O último embarque”; e Luiz Oss (3º lugar) com “A fábrica”.
Já as menções honrosas ficaram com Marília Pancieri (1ª menção) com “O Cascateiro”; Vagno Vales (2ª menção) com “Tomtom e o cordão de latas”; e Jackson Novais (3ª menção) com “A verdadeira história de Bonny”.
Os textos inscritos foram avaliados pelos seguintes jurados: Enelita Freitas, Erivan Santana e Maurício de Novais (poema); Arolda Figuerêdo, Cristhiane Ferreguett e Raimundo Magalhães (crônica); Elias Botelho, Fabiano Novais e Patrícia Brito (conto).
“Nossos parabéns aos premiados e nossa gratidão aos confrades e às confreiras que toparam, de pronto, avaliar todos os trabalhos inscritos”, afirmou Almir Zarfeg, responsável pela organização do concurso literário.
A sessão de premiação, marcada para fevereiro de 2026, dará início às comemorações dos dez anos de fundação da ATL. O evento contará também com o lançamento de livros, a posse de novos membros e a presença de convidados especiais.
Os textos premiados receberão medalhas e certificados, além da quantia de R$ 500,00 (apenas para os três primeiríssimos colocados nas três categorias).
“Nossos agradecimentos a todos e todas que, com sua participação, vêm contribuindo para que esse prêmio se torne uma referência em nossa região e na Bahia”, comentou o presidente da ATL, Raimundo Magalhães.
