Publicidade Davaca novo

ABRA: Associação realiza 5 mil atendimentos gratuitos em dois anos de funcionamento

Por Neuza em 10/10/2014 às 12:41

Há dois anos a população de Teixeira de Freitas passou a contar com os serviços da Associação Beneficente de Recuperação e Apoio (ABRA), com atendimentos psicológicos, psicanalíticos e ainda com acolhimentos para dependentes químicos. Em 2013 foram 2150 atendimentos e em 2014 este número já ultrapassou a marca dos 2500. Estes dados consideram apenas os atendimentos ao público, excluindo as internações para tratamento de dependência química. No último final de semana de setembro, funcionários, voluntários, internos e familiares se reuniram em solenidade pelo aniversário de dois anos da instituição.

 

 

 

Atualmente a ABRA conta com cinco profissionais contratados, mais o diretor executivo Pastor Jesaias A. da Silva Goveia e voluntários que cuidam da higiene e bem estar dos internos. A principal demanda atendida pela instituição é de atendimento psicológico. Todo o trabalho é feito de forma gratuita para a comunidade, com pacientes de todas as idades. A ABRA é uma idealização da Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (PIBATEF) e é mantida através de doações de pessoas físicas e parcerias com a iniciativa privada. "Felizmente temos voluntários e parceiros, mas precisamos muito da ajuda de novos associados”, contou o diretor executivo.

 

Durante a celebração pelo aniversário da ABRA o pastor presidente da PIBATEF Oséias Santos esteve presente e falou ao grupo de homens internos na instituição, nas palavras dele: "quando sonhamos com a ABRA nosso objetivo era fazer com que vocês tivessem a vida semelhante com a que Deus sonhou pra vocês”, ainda de acordo com o pastor Oséias, apesar de todas as conquistas da instituição, este é apenas o começo deste trabalho.

 

 

 

A psicóloga Josemary Andrade, que atende na ABRA desde o primeiro dia de funcionamento, descreve sua atividade na Associação como "um privilégio, uma alegria imensa em saber que estou me doando, ajudando estas pessoas; este sentimento me move, me emociona, me incentiva a voltar sempre”, narrou emocionada. O psicanalista Luís Fernando Vinhas também destacou a importância da ABRA para " dar este suporte a quem muitas vezes desconhece este tipo de trabalho (...) é muito gratificante saber que o nosso conhecimento está sendo usado de maneira tão democrática e solidária”, mencionou.

 

 

 

Ainda de acordo com informações da diretoria da ABRA, a Associação tem um projeto de ampliação, com um sítio para internações e tratamento de dependência química e a transformação da atual sede em uma casa de passagem, mantendo os consultórios públicos de atendimentos psicológicos e psicanalíticos. A ABRA funciona em Teixeira de Freitas, na Avenida São Paulo, com atendimentos de segunda a sexta-feira em horário comercial. Toda a comunidade pode usufruir destes atendimentos, basta agendamento prévio. Novos parceiros, voluntários e associados são bem-vindos.

Fonte: Michele Ribeiro

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade