Depois que publicamos uma matéria falando sobre a falta d’água em Lajedão, a EMBASA enviou uma nota falando que o abastecimento na cidade continua de forma regular, informou ainda que parte da água que abastece a cidade é fornecida por carros pipa.
Segundo moradores e as fotos comprovam que o abastecimento na cidade é precários e há muitos dias que os moradores não sabem o que é água nas torneiras, q salvação é uma caixa d’água com capacidade de 5.000 litros que a prefeitura mantém para amenizar o sofrimento dos moradores.
Em mensagem via watshapp, o prefeito Humberto Côrtes (Betão) confirmou que os quatro caminhões que transportavam água da cidade de Medeiros Neto para Lajedão, pararam de fornecer devido a falta de pagamento por parte da Embasa.
A EMBASA, regional de Itabuna deve está mal informada sobre a real situação do abastecimento d’água, não só na cidade de Lajedão, mais em Ibirapuã e Itabatã, distrito de Mucuri, onde os moradores sofre devido o desabastecimento d’água, mais a conta não atrasa, segundo os moradores.
Abastecimento segue regularizado em Lajedão
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o abastecimento de água em Lajedão continua acontecendo de forma regular, apesar da estiagem que afeta a região e causou o esgotamento das barragens dos riachos Fritz e Sete de Setembro. Desde setembro do ano passado, a Embasa passou a captar água em três poços que são operados alternadamente devido ao rebaixamento do lençol freático, ocasionado pela falta de chuvas.
A continuidade da estiagem, porém, esgotou um dos poços e os outros dois estão com vazão insuficiente, o que levou a Embasa a perfurar mais dois poços. Um deles foi exaurido com um mês de exploração e o outro está sendo equipado para operar em breve com uma vazão de 10 metros cúbicos por hora.
O abastecimento da sede municipal é complementado pela água proveniente da estação de tratamento de água de Medeiros Neto, a 40 quilômetros de distância. A água é transportada em carros pipa e armazenada no reservatório do sistema de abastecimento de Lajedão, onde é clorada e distribuída normalmente às residências. Diariamente, os quatro carros pipa transportam 150 mil litros de água para abastecimento de Lajedão. A água distribuída está dentro dos parâmetros estabelecidos pela portaria 2414/11 do Ministério da Saúde.
Matéria relacionada;
Moradores de Lajedão sofrem com a falta d’água
http://bahiaextremosul.com/artigo/moradores-de-lajedao-sofrem-com-a-falta-d-agua