Foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 15 de julho, o cancelamento da 35ª Edição da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas.
A decisão foi tomada numa reunião de membros da Diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira e Coopmista (Cooperativa Mista Agropecuária do Sul da Bahia).
Segundo a justificativa, há necessidade de adequação da estrutura física do Parque de Exposições às normas para prevenção de acidentes e incêndio de acordo com o regimento do Corpo de Bombeiros.
Segundo os organizadores, além da quantia alta a ser investida, não há tempo suficiente para realizar as reformas exigidas.
Também foi dito que, os produtores rurais e expositores foram castigados pela crise climática prolongada desde o ano de 2015, elevando o custo da produção e comprometendo a continuidade das suas atividades. Ressaltaram ainda que, a Exposição Agropecuária envolve, além dos produtores locais, produtores do Norte do Espírito Santo e Nordeste de Minas Gerais, que também foram castigados pela seca, alguns deles já decretaram estado emergencial.
Além desses pontos, o crucial seria o corte do patrocínio dos Órgãos e entidades Estaduais e Federais, que alegaram a crise econômica do País como responsável.
Depois de analisar as questões que mais pesam na realização da tradicional Festa, a 35ª Exposição Agropecuária foi oficialmente cancelada.
Os responsáveis pela organização frisaram que pela grandeza que Teixeira de Freitas e região merecem, não poderiam por em risco a credibilidade do evento.