A Conferência reuniu profissionais da educação, autoridades, pais, estudantes e representantes do Conselho Municipal de Educação e da APLB Sindicato. No encontro foi apresentado o panorama atual da educação e levantadas demandas que foram debatidas e analisadas. A secretária municipal de educação de Caravelas, Gisélia Carros enalteceu a importância do Plano Municipal de Educação. “Temos consciência de que avançamos muito nesta área em nosso município, mas também sabemos que há muito ainda para ser realizado. Portanto, é preciso enfrentar os desafios, afinal o que nós queremos é melhorar a educação pública que oferecemos”, ressaltou.
Após a abertura solene com a composição da mesa e o Hino Nacional, o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, falou dos projetos para 2018 e da importância de fazer uma gestão consciente dos recursos. Houve também apresentações culturais e uma palestra com a Psicopedagoga Sibele Shirley Moura, que fez uma análise sobre a consolidação do Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Municipal de Educação (PME).
Além dos diálogos e da palestra, também foi realizada uma plenária geral onde foram apresentadas as discussões sobre os eixos temáticos:
Ø O PME na articulação do Sistema Municipal de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
Ø Planos Decenais, SME e Democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;
Ø Planos decenais, SME, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
Ø Planos decenais, SME e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.