Publicidade Davaca novo

20 mil baleias jubartes devem passar pelo litoral baiano

Estimativa feita pelo Projeto Baleia Jubarte aponta também que registros de encalhe sejam entre 102 e 131 casos.

Por Neuza em 10/07/2019 às 14:36

 



E elas chegaram. Considerada as gigantes dos mares, as baleias jubartes viajam cerca de dois meses da Antártida até o litoral sul da Bahia. As baleias saem do inverno rigoroso do hemisfério sul em busca das águas mornas do litoral brasileiro para se reproduzir.

As primeiras baleias começam a chegar no mês de julho e ficam por aqui até novembro, período de reprodução e amamentação dos filhotes, e só voltam para casa depois que os bebês jubartes estão fortes para fazer a viagem de volta.


As cidades de Caravelas, Alcobaça, Prado, Nova Viçosa e Mucuri, atrai turistas de várias partes do país que aqui chegam para observar as gigantes e seus filhotes. Outros locais onde as baleias são vistas em maior número são; Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré e Salvador.

As baleias procuram águas quentes para se reproduzir nesse período do ano. Com a aproximação dos animais no litoral baiano, os pesquisadores notam uma tendência de crescimento do número de encalhes.


De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, em 2018 foram registrados 101 encalhes ao longo da costa brasileira. A previsão para este ano é de que os registros de encalhe sejam entre 102 e 131 casos, sendo que são raros os casos em que as baleias encalham vivas nas praias.


Os pesquisadores alertam ainda que vários casos de encalhe e morte de jubartes ocorrem por conta dos impactos humanos. Dentre os principais problemas enfrentados pelos animais estão as redes de pesca e a colisão nas embarcações.

Para criar estratégias de prevenção dos encalhes das jubartes, o projeto tem uma equipe especializada que faz necropsias nas baleias, para ajudar a determinar a causa das mortes. Além disso, o projeto também faz atividades educativas e culturais.


As baleias jubartes são animais dóceis, que chegam a medir 16 metros de comprimento e a pesar até 40 toneladas. Para ajudar os animais encalhados, o Projeto Baleia Jubarte tem atuação com telefones de emergência, que também recebe ligação a cobrar; 


Veja números abaixo;


  • Caravelas:(73) 3297-1340 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (73) 98802-1874 (WhatsApp 24h)
  • Praia do Forte: (71) 3676-1463 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (71) 981542131 (WhatsApp 24h)

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Litoral baleias filhotes jubartes
publicidade