Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 29/03/2018 às 14h41min

Valci Vieira e Celso Kallarrari lançam livros inéditos prestigiados por grande público na UNEB

compartilha nas redes sociais:
Athylla Borborema

Uma noite de festa para a literatura nesta terça-feira (28/03), no auditório do Campus-X da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, na zona sul de Teixeira de Freitas, quando os escritores Celso Kallarrari e Valci Vieira autografaram prestigiados por um grande público, os livros “A menina que comia queijo” e “Tragicidade nas poéticas de Cesário Verde e Cruz e Sousa”, respectivamente.

kalad4

O premiado escritor sul-mato-grossense e radicado em Teixeira de Freitas desde o ano 2000, Celso Kallarrari é padre ortodoxo, palestrante, pesquisador e professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. É doutor em Ciência da Religião, mestre em Educação, especialista em Língua Portuguesa, licenciado em Letras, graduado em Teologia e titular da Cadeira nº 04 da ATL – Academia Teixeirense de Letras.

kalad3

Celso Kallarrari lançou o seu 6º livro: “A menina que comia queijo” que saiu pela ZL Editora do Rio de Janeiro e tem como protagonista Sarah, que é a filha única do autor e que inspira essa agradável história infantil contada no melhor estilo “a vida imita a arte”. Tudo começa num belo dia quando a pequena Sarah, ainda na barriga de sua mãe, Helena, sente o gostinho do queijo e, depois de nascida, não para mais de gostar da iguaria à base de leite, inclusive demonstrando interesse pela arte de preparar o famoso queijo de Minas.

A noite foi marcada também com o lançamento do livro do também professor universitário e escritor Valci Vieira. Ele é natural de Medeiros Neto e é doutor em Literatura Comparada, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, especialista em Língua Portuguesa, especialista em Direito Civil e Processual Civil, graduado em Letras Vernáculas com Língua Inglesa, bacharel em Direito e também em Pedagogia. É professor da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade do Sul da Bahia. Ainda é advogado, vereador pelo município de Teixeira de Freitas e titular da Cadeira nº 29 da ATL – Academia Teixeirense de Letras.

kalad2

O professor Valci Vieira lançou o seu 4º livro, intitulado: “Tragicidade nas poéticas de Cesário Verde e Cruz e Sousa”, obra que nasceu como fruto da sua tese de doutorado pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. O livro foi publicado pela Pontes Editores, de Campinas – SP. A obra propõe uma análise crítica comparativa de dois autores marcantes do final do século XIX, no Brasil e em Portugal, um simbolista e um realista.

kalad1

O livro do professor Valci Vieira, alcança plenamente o seu principal objetivo que é contribuir para a expansão da leitura crítica de dois dos mais importantes poetas da literatura de língua portuguesa da segunda metade do século XIX. O livro tem uma proposta inteligente, traz uma conversação entre um poeta “simbolista” e outro “realista”, numa interpretação altamente positiva no seu efeito comparativo, na sua “ficcionalização”, aproximando no mesmo intervalo o português Cesário Verde e o catarinense Cruz e Sousa que se autoexpõem por meio de um discurso.

kalad

Para o presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras, o jornalista e poeta Almir Zarfeg, o livro de Celso Kallarrari é encantador e possui muita sensibilidade ao apresentar a personagem Sarah, Helena e os demais familiares maternos e, o livro é um grande presente para os leitores. Já o livro de Valci Vieira é uma interpretação comparativa que ele dedica a dois autores, aparentemente, antagônicos e, sobretudo, fascinantes. Para o presidente, são duas obras, em fim, de dois prestigiados autores e intelectuais que representam tão bem a arte e a intelectualidade regional

Lançamento de livros UNEB Valci Vieira Celso Kallarrari

Veja também CULTURA

CAPS de Medeiros Neto realiza festas juninas com usuários e funcionários

CAPS de Medeiros Neto realiza festas juninas com usuários e funcionários

Há 16 anos, Brasil bateu turcos e foi à final da Copa pela última vez

Há 16 anos, Brasil bateu turcos e foi à final da Copa pela última vez

Ibirapuã: Arraiá do Biratinga 2018 é marcado por bom gosto e diversão

Ibirapuã: Arraiá do Biratinga 2018 é marcado por bom gosto e diversão

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena

Últimas publicações