Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 29/03/2018 às 14h41min

Valci Vieira e Celso Kallarrari lançam livros inéditos prestigiados por grande público na UNEB

compartilha nas redes sociais:
Athylla Borborema

Uma noite de festa para a literatura nesta terça-feira (28/03), no auditório do Campus-X da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, na zona sul de Teixeira de Freitas, quando os escritores Celso Kallarrari e Valci Vieira autografaram prestigiados por um grande público, os livros “A menina que comia queijo” e “Tragicidade nas poéticas de Cesário Verde e Cruz e Sousa”, respectivamente.

kalad4

O premiado escritor sul-mato-grossense e radicado em Teixeira de Freitas desde o ano 2000, Celso Kallarrari é padre ortodoxo, palestrante, pesquisador e professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. É doutor em Ciência da Religião, mestre em Educação, especialista em Língua Portuguesa, licenciado em Letras, graduado em Teologia e titular da Cadeira nº 04 da ATL – Academia Teixeirense de Letras.

kalad3

Celso Kallarrari lançou o seu 6º livro: “A menina que comia queijo” que saiu pela ZL Editora do Rio de Janeiro e tem como protagonista Sarah, que é a filha única do autor e que inspira essa agradável história infantil contada no melhor estilo “a vida imita a arte”. Tudo começa num belo dia quando a pequena Sarah, ainda na barriga de sua mãe, Helena, sente o gostinho do queijo e, depois de nascida, não para mais de gostar da iguaria à base de leite, inclusive demonstrando interesse pela arte de preparar o famoso queijo de Minas.

A noite foi marcada também com o lançamento do livro do também professor universitário e escritor Valci Vieira. Ele é natural de Medeiros Neto e é doutor em Literatura Comparada, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, especialista em Língua Portuguesa, especialista em Direito Civil e Processual Civil, graduado em Letras Vernáculas com Língua Inglesa, bacharel em Direito e também em Pedagogia. É professor da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade do Sul da Bahia. Ainda é advogado, vereador pelo município de Teixeira de Freitas e titular da Cadeira nº 29 da ATL – Academia Teixeirense de Letras.

kalad2

O professor Valci Vieira lançou o seu 4º livro, intitulado: “Tragicidade nas poéticas de Cesário Verde e Cruz e Sousa”, obra que nasceu como fruto da sua tese de doutorado pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. O livro foi publicado pela Pontes Editores, de Campinas – SP. A obra propõe uma análise crítica comparativa de dois autores marcantes do final do século XIX, no Brasil e em Portugal, um simbolista e um realista.

kalad1

O livro do professor Valci Vieira, alcança plenamente o seu principal objetivo que é contribuir para a expansão da leitura crítica de dois dos mais importantes poetas da literatura de língua portuguesa da segunda metade do século XIX. O livro tem uma proposta inteligente, traz uma conversação entre um poeta “simbolista” e outro “realista”, numa interpretação altamente positiva no seu efeito comparativo, na sua “ficcionalização”, aproximando no mesmo intervalo o português Cesário Verde e o catarinense Cruz e Sousa que se autoexpõem por meio de um discurso.

kalad

Para o presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras, o jornalista e poeta Almir Zarfeg, o livro de Celso Kallarrari é encantador e possui muita sensibilidade ao apresentar a personagem Sarah, Helena e os demais familiares maternos e, o livro é um grande presente para os leitores. Já o livro de Valci Vieira é uma interpretação comparativa que ele dedica a dois autores, aparentemente, antagônicos e, sobretudo, fascinantes. Para o presidente, são duas obras, em fim, de dois prestigiados autores e intelectuais que representam tão bem a arte e a intelectualidade regional

Lançamento de livros UNEB Valci Vieira Celso Kallarrari

Veja também CULTURA

Mais de 600 internos são capacitados pelo Pronatec Prisional

Mais de 600 internos são capacitados pelo Pronatec Prisional

Câmara Municipal publica portaria da comissão técnica com participação da OAB e Universidades para acompanhar Concurso Público

Câmara Municipal publica portaria da comissão técnica com participação da OAB e Universidades para acompanhar Concurso Público

Mais desenvolvimento: Prefeito Calixto lança pacote de ações em Ibirapuã

Mais desenvolvimento: Prefeito Calixto lança pacote de ações em Ibirapuã

Otaviano Costa declara que não atuará mais em novelas

Otaviano Costa declara que não atuará mais em novelas

Últimas publicações