Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 04/03/2018 às 20h32min

Vai trabalhar de bike? Fique esperto com os sapatos

Esqueça o tênis coloridão da academia ou o sapato social brilhante e escorregadio. Veja como pedalar com elegância e segurança
compartilha nas redes sociais:
Areah

É um fato incontestável: há cada vez mais gente andando de bicicleta nas grandes cidades. Segundo uma pesquisa do Ibope e da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET), divulgada no fim de maio, São Paulo, a maior metrópole do país, registrou um aumento de 66% no número de ciclistas. Não à toa, o volume de aluguel de bikes (aquelas de cor laranja ou vermelha, com postos de retirada e entrega pré-determinados) saltou de 410 mil em 2014 para 887 mil em 2015. Isso se deve, sobretudo, à multiplicação de ciclovias e vias destinadas a bicicletas na cidade, que somam atualmente 414,5 quilômetros de extensão. 

Cada vez mais nas grandes cidades as pessoas têm optado por ir trabalhar de bicicleta

Ir e voltar do trabalho de bike tem atraído, portanto, muitas pessoas que querem fugir do trânsito caótico ou do transporte público lotado e conquistar mais qualidade de vida.

Mas, ao contrário da pedalada do fim de semana, nem sempre dá para ir de bike ao trabalho de bermuda, camiseta e tênis - como muitos de nós, homens, sonhamos. Embora algumas empresas já admitam trajes tão informais como esse, não é o que acontece com a maioria. E muitas delas também não estão preparadas para receber ciclistas com estrutura adequada (vestiário, chuveiros, armários para guardar pertences etc). 

Nem todos os homens costumam carregar grandes bolsas com uma troca de roupa e um par de sapatos

Quem opta por ir trabalhar de “magrela” costuma levar uma troca de roupa para trabalhar numa mochila ou no bagageiro da bike. Ou ainda acaba pedalando vestido com a roupa do trabalho mesmo. Mas o problema é a falta de espaço na bolsa para transportar os sapatos que serão usados no escritório. 

Segundo os experts de bikes, os calçados sociais podem escorregar no pedal, provocando algum desiquilíbrio ou acidente. Eles também podem ficar danificados por causa do contato com a coroa, câmbio ou corrente da bicicleta. A recomendação dos ciclistas mais experientes é, se não for possível levar um par extra na mochila, deve-se encontrar um sapato confortável e com solado mais aderente para pedalar. 

imagem

Ora mais esportivos, ora mais casuais, os sapatênis funcionam como um coringa para o homem urbano 

que opta por ir de bike trabalhar - FOTO: Reprodução

Uma das boas dicas é o sapatênis, calçado versátil que combina com várias situações e peças de roupa (jeans, social, camisa, camiseta...). Sempre confortável, com várias opções de cores e estilos, o sapatênis tem um perfil urbano que combina com a mobilidade das bicicletas por causa de sua flexibilidade a solado aderente. Sem contar que há uma variedade de cores, modelos e desenhos que estão conquistando cada vez mais os homens de todos os estilos.

Outro tipo de sapato, muito usado nos dias mais quentes e também admitido em muitas empresas é o estilo mocassim esportivo, para usar sem meia. Eles têm solado aderente, flexível e são extremamente confortáveis no movimento das pedaladas. 

imagem

Mocassim da linha Summer, de Ferracini 24h: uma das vantagens é poder calçar sem meia, o que evita 

que e peça se suje na corrente da bike - FOTO: Reprodução

Alguns modelos de botas, confortáveis e de solado tratorado, também caem bem para pedalar para o trabalho. Elas têm uma vantagem extra: não há contato das meias com a coroa ou a corrente da bicicleta, o que não suja a peça. 

Por fim, os experts em duas rodas alertam que, além do sapato adequado, é preciso ficar esperto com as barras das calças. Deve-se prendê-las com um velcro ou elástico para que não fiquem soltas e enrosquem na corrente da bicicleta, provocando algum acidente.

Pedalar Sapatos Segurança

Veja também HOMEM

Dois homens são presos pelo PETO por envolvimento com desmanche de carro no Estância Biquini

Dois homens são presos pelo PETO por envolvimento com desmanche de carro no Estância Biquini

Veracel Celulose divulga edital para contratação de estagiário de nível superior

Veracel Celulose divulga edital para contratação de estagiário de nível superior

Inscrições para o 10º Concurso de Desenho e Redação se encerram no final agosto

Inscrições para o 10º Concurso de Desenho e Redação se encerram no final agosto

Ex-policial que comandava casas de exploração infantil é preso no Rio

Ex-policial que comandava casas de exploração infantil é preso no Rio

Últimas publicações