Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 14/04/2018 às 13h19min

UFSB com apoio da Secretária de Saúde leva saúde preventiva ao homem no Mercado Municipal

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola

Uma ação conjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, levou exames preventivos de saúde do homem para o mercado municipal de Teixeira de Freitas.

A ação aconteceu na manhã deste sábado, 14 de abril, no mercado municipal da feira livre e contou com a participação de alunos e professores da UFSB. O evento aconteceu das 8 ás 11 horas e atraiu uma multidão de homens que aproveitaram para aferir a pressão arterial, fazer teste de sífilis, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Márcia Roner, professora disse que o movimento é um projeto da UFSB chamado Pet Saúde e é um convenio entre a Universidade e a Secretaria de Saúde e foi iniciado em 2016 e apartir dos diagnósticos feitos através dos exames foi diagnosticado um alto índice de pessoas com sífilis, por isso, o projeto foi levado para a feira de sábado para fazer diagnósticos, encaminhar e tratar as pessoas infectadas.

A professora explicou que apartir do diagnóstico que comprove se a pessoa está infectada ou não, ela é convidada a fazer o tratamento com aplicação de benzetacil. Quase 50 pessoas, entre alunos da UFSB e funcionários da secretaria de saúde participaram do evento.

Ainda segundo Márcia, a ação é focada na detecção de sífilis, mais outros exames também são feitos. Glicemia, diabetes e HIV também foram oferecidos. A professora explicou que o teste de detecção de HIV por ser mais elaborado, o resultado só será conhecido depois.

Teixeira UFSB Mercado Feira livre asaúde

Veja também SAúDE GERAL

Irmão gêmeo mata o outro a facadas em Itanhém

Irmão gêmeo mata o outro a facadas em Itanhém

Três pessoas baleadas, entre elas uma criança de 12 anos  no Tancredo Neves

Três pessoas baleadas, entre elas uma criança de 12 anos no Tancredo Neves

Suzano Papel e Celulose participa de Encontro com Fornecedores em Posto da Mata – BA

Suzano Papel e Celulose participa de Encontro com Fornecedores em Posto da Mata – BA

Coletivo das Artes: a hora e vez do artista teixeirense

Coletivo das Artes: a hora e vez do artista teixeirense

Últimas publicações