Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 27/11/2017 às 11h49min

TPM: como tratar e aliviar os sintomas

compartilha nas redes sociais:
Michelle Franzoni

A famosa TPM – Tensão Pré-Menstrual ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM) -, atinge a maioria das mulheres, mais de 70% segundo o Ministério da Saúde. Os sintomas são bem conhecidos por nós: alterações de humor (o campeão), dores e mal-estar. Mas, é possível amenizar essas sensações e continuar normalmente com o seu dia. Inclusive, é possível aliviá-los de forma permanente. Por isso, montei um quadro com dicas para aliviar os sintomas! 

Lá vou eu falar de hábitos saudáveis novamente. Mas é que são eles são a chave de tudo! Para manter a qualidade de vida, “aqueles dias” devem passar de forma natural e sem estresse. Para isso, será preciso melhorar a alimentação e sair do sedentarismo, apostando em exercícios pelo menos 3 vezes na semana.

Dependendo do grau da TPM nem é preciso apostar em medicamentos, apenas algumas mudanças no dia a dia já alteram a resposta do organismo a variação hormonal do período.

Outra dica é incluir chás com componentes específicos que vão aliviar inchaços, irritações, sensibilidades e calafrios.

As apostas mais saudáveis de alimentação e principalmente a escolha certa dos chás ajudará inclusive a manter o foco nesses dias, auxiliando na diminuição de compulsão alimentar e no desejo de doces.

O que causa e quais são os tipos de TPM
A TPM pode ocorrer antes e durante a menstruação, e é causada pela variação brusca dos níveis de estrógeno e progesterona, causando uma série de sintomas. O motivo? Todo mês o nosso corpo sofre alterações para preparar o útero para um bebê, diminuindo os níveis de estrógeno e elevando a progesterona. Quando não há fecundação, o corpo elimina o endométrio em forma de menstruação, gerando a inversão da liberação dos hormônios: aumentando os níveis de estrógeno e diminuindo a progesterona.

A TPM é dividia em 5 tipos: A (de ansiedade), C (craving, que significa desejo), relacionada principalmente a compulsão alimentar, D (de depressão), H (de hidratação), relacionada a retenção de líquidos, O (de “outros”), com outros sintomas menos comuns como acne, náuseas e reações alérgicas.

Vejam abaixo o infográfico que montei com dicas para incluir tanto no período menstrual como no dia a dia. Abusem das dicas mais relacionadas ao seu tipo de TPM. Se preferirem, conversem com o ginecologista de vocês sobre essas sugestões antes para se sentirem mais confiantes e, principalmente no caso de os sintomas não passarem.

 

Sintomas TPM Aliviar Tratar

Veja também MULHER

Fifa anuncia suspensão de Guerrero por um ano

Fifa anuncia suspensão de Guerrero por um ano

Reordenamento escolar acontece em outras cidades do país como em Salvador

Reordenamento escolar acontece em outras cidades do país como em Salvador

Empresário do ramo de importação e exportação de café de Itamaraju-BA é executado em Pedro Canário –ES

Empresário do ramo de importação e exportação de café de Itamaraju-BA é executado em Pedro Canário –ES

Menor é apreendido com drogas na cidade de Itanhém

Menor é apreendido com drogas na cidade de Itanhém

Últimas publicações