Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 30/12/2017 às 16h27min

Sono e direção é tema de campanha de segurança no trânsito da Veracel

Campanha busca sensibilizar motoristas sobre a importância de estar bem descansado para dirigir com segurança.
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Ascom

Dirigir cansado ou com sono pode causar sérios acidentes no trânsito. Para alertar os motoristas acerca deste risco, Sono e Direção foi o tema escolhido para a campanha de segurança no trânsito da Veracel Celulose, que está sendo realizada no período das festas do final de ano e será reprisada durante o Carnaval. “Todos os motoristas, profissionais ou não, estão sujeitos a sentir sono ou cansaço enquanto dirigem. Precisamos falar sobre isso. Todos podem evitar acidentes no trânsito”, alerta o coordenador de Segurança do Trabalho da empresa, Sérgio Monteiro.

A campanha conta com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e busca alcançar todos os colaboradores da Veracel e das empresas parceiras com distribuição de panfletos, abordagens individuais e palestras sobre o assunto. “Nossa orientação é para que o motorista fique atento aos sinais de cansaço que o próprio corpo dá. Pare em local seguro, ande um pouco e lave o rosto. Se o sono persistir, procure um local seguro e descanse”, destaca.

Sono e cansaço são responsáveis por 60% dos acidentes no trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima que pelo menos 17.454 motoristas sofreram acidentes de trânsito nas estradas por dormir ao volante. É por isso que dirigir com sono é considerada uma combinação tão perigosa quanto misturar consumo de álcool e direção. “Dormir é fundamental para evitar o sono na direção e a decisão de parar ao sentir sono pode salvar vidas”, finaliza o coordenador de Segurança do Trabalho. 

 

PARA NÃO DORMIR NO PONTO

Ao longo do ano, as empresas parceiras da Veracel de transporte de madeira e de celulose realizam ações com suas equipes sobre a importância de dormir bem. “Além das ações que já promovemos durante todo o ano, estamos contratando uma tecnologia embarcada para ajudar a monitorar e auxiliar no combate ao sono. Também realizamos ações junto às famílias para que elas entendam a dinâmica do trabalho e a importância do descanso para evitar acidentes. Para os motoristas de carreta de celulose, também é exigida uma parada em Barrolândia como forma de eliminar o sono”, explica Luís Vargas, gestor da JSL, empresa responsável pelo transporte de celulose da fábrica da Veracel até o Terminal Marítimo de Belmonte.

Campanha de segurança no trânsito Veracel

Veja também CATEGORIA GERAL

Fé e muita adoração no 1º Encontro de Evangélicos de Juerana

Fé e muita adoração no 1º Encontro de Evangélicos de Juerana

Bolsa Família começa a pagar nesta quarta benefício com reajuste

Bolsa Família começa a pagar nesta quarta benefício com reajuste

PRF protocola no MPF ocorrência sobre quebra molas na BR 101 que provocou acidente com vítima fatal

PRF protocola no MPF ocorrência sobre quebra molas na BR 101 que provocou acidente com vítima fatal

Agências bancárias têm hoje horário especial

Agências bancárias têm hoje horário especial

Últimas publicações