Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 22/07/2018 às 17h53min

Semana do Agricultor começa com culto ecumênico e café da manhã em Teixeira de Freitas

Para Dori Neves, secretário de agricultura, a Semana do Agricultor Familiar oferece a oportunidade para o agricultor expor os produtos produzidos no campo
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola


Dando início as comemorações da Semana do Agricultor Familiar, a Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu na manhã deste domingo (22), um culto ecumênico acompanhado de um café da manhã.

Secretários municipais, vereadores, representantes de entidades beneficiadas pelo programa e produtores do programa de Aquisição de Alimentos (PAA) se fizeram presentes ao evento. A Prefeitura de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Agricultura busca incentivar, mobilizar e divulgar a agricultura familiar e proporcionar o seu desenvolvimento com sua formas associativas e cooperativas de produção, gestão e comercialização.

O produtor da comunidade do Córrego do Mutum, Marley Moura, falou da importância do PAA na vida dele e de sua família. Representantes   do CRAS 1, Pastoral da Criança, CRAS do Ulisses Guimarães e Associação de Amigos da Pastoral da Criança também falaram da importância do programa e o que mudou na vida das famílias assistidas pelo PAA através da secretaria de agricultura.

A semana terá como foco, profissionalizar e ofertar alternativas para o agricultor familiar e criar espaços para os agricultores discutirem questões locais relacionadas ao tema e seu desenvolvimento, uma vez que valorizar essa atividade é reconhecer que a agricultura familiar vem contribuindo para o desenvolvimento do país.

Para Dori Neves, secretário de agricultura, a Semana do Agricultor Familiar oferece a oportunidade para o agricultor expor os produtos produzidos no campo “a grade de programação visa conscientizar e demostrar para os moradores da cidade a importância da zona rural para o desenvolvimento do município, bem como incentivar o consumo de alimentos de qualidade fortalecendo o pequeno agricultor familiar” destacou o secretário.

O PAA executado em Teixeira de Freitas possui duas finalidades básicas; promover o acesso a alimentação e incentivar a agricultura familiar. O Programa também contribui para estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.

Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo. O evento terminou com moda de viola na voz de Franedir Góes.

Programação da Semana do Agricultor;

Quinta-feira – 26 de julho- de 08 ás 12 e de 1330 às 17 horas- 1º Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável na Câmara de Vereadores com as seguintes palestras;

  • A Importância das Políticas Públicas de Inspeção Municipal com o palestrante- Dr. Willadesmon Santos- diretor geral da ADAB;
  • Tipos de solo e microclima no Extremo Sul, especificamente em Teixeira de Freitas com o palestrante, Sérgio Bentivenha
  • O papel e a importância da Agricultura familiar no desenvolvimento local, com Luiz Fernando Lorenzone, da Secretaria de Atrações para Novos Investimentos, da cidade de Linhares-ES. 
  • Encerrando as comemorações, na sexta-feira, 27 de julho, acontece na Praça a bíblia a partir das 09 horas a Feira da Agricultura familiar.


Teixeira semana do produtor fmilair

Veja também AGRICULTURA

B13 e Ponta de Areia vão disputar a final do Campeonato Municipal de Caravelas

B13 e Ponta de Areia vão disputar a final do Campeonato Municipal de Caravelas

Curtas e Picantes

Curtas e Picantes

Teixeirense vem se destacando no atletismo baiano

Teixeirense vem se destacando no atletismo baiano

Programas sociais passarão por auditoria, diz Bolsonaro

Programas sociais passarão por auditoria, diz Bolsonaro

Últimas publicações