Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 22/07/2018 às 17h53min

Semana do Agricultor começa com culto ecumênico e café da manhã em Teixeira de Freitas

Para Dori Neves, secretário de agricultura, a Semana do Agricultor Familiar oferece a oportunidade para o agricultor expor os produtos produzidos no campo
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola


Dando início as comemorações da Semana do Agricultor Familiar, a Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu na manhã deste domingo (22), um culto ecumênico acompanhado de um café da manhã.

Secretários municipais, vereadores, representantes de entidades beneficiadas pelo programa e produtores do programa de Aquisição de Alimentos (PAA) se fizeram presentes ao evento. A Prefeitura de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Agricultura busca incentivar, mobilizar e divulgar a agricultura familiar e proporcionar o seu desenvolvimento com sua formas associativas e cooperativas de produção, gestão e comercialização.

O produtor da comunidade do Córrego do Mutum, Marley Moura, falou da importância do PAA na vida dele e de sua família. Representantes   do CRAS 1, Pastoral da Criança, CRAS do Ulisses Guimarães e Associação de Amigos da Pastoral da Criança também falaram da importância do programa e o que mudou na vida das famílias assistidas pelo PAA através da secretaria de agricultura.

A semana terá como foco, profissionalizar e ofertar alternativas para o agricultor familiar e criar espaços para os agricultores discutirem questões locais relacionadas ao tema e seu desenvolvimento, uma vez que valorizar essa atividade é reconhecer que a agricultura familiar vem contribuindo para o desenvolvimento do país.

Para Dori Neves, secretário de agricultura, a Semana do Agricultor Familiar oferece a oportunidade para o agricultor expor os produtos produzidos no campo “a grade de programação visa conscientizar e demostrar para os moradores da cidade a importância da zona rural para o desenvolvimento do município, bem como incentivar o consumo de alimentos de qualidade fortalecendo o pequeno agricultor familiar” destacou o secretário.

O PAA executado em Teixeira de Freitas possui duas finalidades básicas; promover o acesso a alimentação e incentivar a agricultura familiar. O Programa também contribui para estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.

Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo. O evento terminou com moda de viola na voz de Franedir Góes.

Programação da Semana do Agricultor;

Quinta-feira – 26 de julho- de 08 ás 12 e de 1330 às 17 horas- 1º Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável na Câmara de Vereadores com as seguintes palestras;

  • A Importância das Políticas Públicas de Inspeção Municipal com o palestrante- Dr. Willadesmon Santos- diretor geral da ADAB;
  • Tipos de solo e microclima no Extremo Sul, especificamente em Teixeira de Freitas com o palestrante, Sérgio Bentivenha
  • O papel e a importância da Agricultura familiar no desenvolvimento local, com Luiz Fernando Lorenzone, da Secretaria de Atrações para Novos Investimentos, da cidade de Linhares-ES. 
  • Encerrando as comemorações, na sexta-feira, 27 de julho, acontece na Praça a bíblia a partir das 09 horas a Feira da Agricultura familiar.


Teixeira semana do produtor fmilair

Veja também AGRICULTURA

Tx. de Freitas - Cidade pode ganhar Procon Municipal

Tx. de Freitas - Cidade pode ganhar Procon Municipal

Motel ou Hotel: qual é melhor para ir com sua namorada?

Motel ou Hotel: qual é melhor para ir com sua namorada?

ICED e NEOJIBA promovem eventos sobre ensino musical e gestão de projetos

ICED e NEOJIBA promovem eventos sobre ensino musical e gestão de projetos

Transexual consegue junto a Defensoria Pública primeira mudança de nome na certidão e nascimento em Teixeira de Freitas

Transexual consegue junto a Defensoria Pública primeira mudança de nome na certidão e nascimento em Teixeira de Freitas

Últimas publicações