Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 22/03/2018 às 11h37min

Secretário Carlos Martins garante ampliação na parceria entre Estado e ICED

compartilha nas redes sociais:
Michele Ribeiro

Mais um reconhecimento e o compromisso de parceria do Estado com o ICED e a ampliação dos trabalhos. Quem é da região de Teixeira de Freitas identifica de longe o som afinado da orquestra de cordas do Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento (ICED). “São os meninos dos violinos”, dizem uns, “é a turma do Orquestrando Futuros”, afirmam outros, “são as crianças do Orley!”, exclamam os mais próximos, em referência ao maestro que idealizou o o Orquestrando Futuros, o mais famoso projeto executado pelo ICED. Tanto trabalho, esforço e resultados frutificam diariamente. E, nesta terça-feira, 20, um novo reconhecimento veio  do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins.

Em uma visita de monitoramento, Martins esteve com alguns dos alunos do ICED. Em tom de conversa, ele entrevistou as crianças. Quis saber sobre o que aprendiam, das notas na escola, das regras e valores diários aprendidos no ICED e, claro, do desempenho musical. “Me digam as primeiras palavras que vêm à cabeça de vocês, quando pensam nas aulas de música”, estimulou o secretário, que de volta ouviu: “prazer”, “encantado”, “bem à vontade”.


O Neojiba no Extremo Sul

Diante das manifestações, a reação geral foi de sorriso. Foi nesse momento que o secretário falou daquilo que chamou de “menina dos olhos do Governo”, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), com sede em Salvador. Em seguida, ele foi apresentado ao André Luis Carvalho de Souza, ao Gustavo Souza Paz, Fernando Batista e à Andressa de Melo Brito. Músicos do ICED, aprovados como bolsistas para o Neojiba. Para eles e os demais, Martins contou que nessa semana um grupo do Neojiba saiu em turnê internacional. Irão tocar na Suíça, Inglaterra, França. “Um dia poderão ser vocês”, incentivou.

Carlos Martins garantiu que o ICED é o Neojiba no Extremo Sul e que os resultados alcançados pela equipe do maestro Orley garantirão novos investimentos, ampliação dos serviços e da parceria entre o Governo do Estado, o Neojiba e o ICED. “Em alguns lugares nós implantamos núcleos, em outros preferimos pegar projetos fortes, com expertise, como é aqui”, explicou.

Parceria Estado ICED

Veja também CULTURA

MP recomenda suspensão do concurso público da Polícia Civil da Bahia

MP recomenda suspensão do concurso público da Polícia Civil da Bahia

Parceria com a Fibria garante qualificação de jovens do povoado de Taquari

Parceria com a Fibria garante qualificação de jovens do povoado de Taquari

Dona de salão de beleza é golpeada com 05 facadas durante tentativa de assalto em Teixeira

Dona de salão de beleza é golpeada com 05 facadas durante tentativa de assalto em Teixeira

MEC libera R$ 55,1 milhões para auxiliar municípios baianos

MEC libera R$ 55,1 milhões para auxiliar municípios baianos

Últimas publicações