Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 29/12/2017 às 13h15min

Projeto da Suzano Papel e Celulose realiza primeira colheita de maracujá na comunidade de Bela Vista, em Nova Viçosa

Durante o primeiro mês, os participantes do projeto Agricultura Comunitária colheram 30 toneladas de maracujá
compartilha nas redes sociais:
Ascom

A Suzano Papel e Celulose, maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina, anuncia a primeira colheita de maracujá do projeto Agricultura Comunitária da comunidade de Bela Vista, no município de Nova Viçosa (BA). A safra, que começou a ser cultivada em abril por 12 dos 34 participantes do projeto, já rendeu 30 toneladas de maracujá e gerou uma renda de aproximadamente R$ 50 mil no mês de novembro.

 

O projeto foi criado em 2012 pela companhia em mais de dez cidades do Maranhão e da Bahia. Os bons resultados estão presentes também na economia local, já que há uma movimentação na economia da região, com a geração de novos empregos e oportunidades de negócios. Cerca de 40 pessoas estarão envolvidas até o fim da colheita em Nova Viçosa, prevista para março de 2018.


 

As frutas colhidas são levadas a São Paulo para serem comercializadas em centros de distribuição de alimentos. A Associação de Bela Vista ainda firmou parceria para a venda do maracujá com a Associação de São José do Alcobaçaba (BA), que é beneficiária de doações de madeira da Suzano Papel e Celulose. Na região de São José são esperadas mais de 300 toneladas da fruta no início de 2018.

 

Além da área destinada ao cultivo, cedida em comodato, a Suzano também oferece madeira para as estacas dos maracujazeiros. Como forma de incentivo ao desenvolvimento social e fomento à economia local, o projeto atende pequenos produtores. Os participantes recebem acompanhamento técnico semanalmente e, a cada dois meses, são realizados treinamentos teóricos e práticos sobre cultivo, manejo, organização comunitária e sistemas produtivos de agricultura familiar. A Suzano Papel e Celulose também realiza análises do solo das áreas de plantio e faz doação de adubos e de todos os materiais necessários, de acordo com as especificidades identificadas em estudos realizados pela empresa.


suzano agronomia nova viçosa

Veja também CATEGORIA GERAL

ACM Neto deve anunciar que não será candidato ao governo em 2018

ACM Neto deve anunciar que não será candidato ao governo em 2018

Tio e sobrinho são detidos com drogas no Bela Vista

Tio e sobrinho são detidos com drogas no Bela Vista

12ª Exposição Agropecuária de Itamaraju já tem data definida

12ª Exposição Agropecuária de Itamaraju já tem data definida

Prefeito de Alcobaça passa o domingo de páscoa com crianças da Creche do Portela

Prefeito de Alcobaça passa o domingo de páscoa com crianças da Creche do Portela

Últimas publicações