Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 15/10/2018 às 18h00min

Por que meu sangue da menstruação está preto?

compartilha nas redes sociais:
Aryelle Siclait

Foto Shutterstock

Não é uma grande surpresa quando a menstruação surgir um ou dois dias antes do esperado. Contudo, o que pode realmente ser estranho é o surgimento do sangue preto no lugar do vermelho.

Não estamos falando daquele sangue mais escuro – que acontece no início ou fim do ciclo. Estamos nos referindo ao segundo dia de menstruação, quando normalmente o fluxo enche o absorvente interno.

Apesar de rolar um mini-surto quando você enxerga o sangue menstrual e vê que ele não é vermelho, saiba que o sangue mais escuro é mais comum do que você pensa. Se a menstruação é boa para alguma coisa – além de se livrar dos restos de mucosa uterina – é para te manter alerta. 

Por que meu sangue da menstruação está preto?

Respire fundo porque não há motivos para preocupação. O sangue menstrual que parece preto é apenas “o sangue um pouco mais antigo, que começou a coagular”, explica Rachel Peragallo Urrutia, professora de obstetrícia e ginecologia na University of North Carolina (EUA).

Quando a mucosa uterina começa a se desprender, o sangue nem sempre sai imediatamente. “Quanto mais tempo o sangue ficar no útero, mais escuro ele estará”, diz Rachel.

Enquanto um sangramento mais forte pode ser sinal de algo mais sério, como endometriose ou inflamação pélvica, Rachel diz que nessas situações você muito provavelmente terá outros sintomas além do sangue escuro, como cólicas severas, dor durante o sexo e dificuldades para engravidar. Em qualquer um desses casos, procure seu médico.

Posso fazer alguma coisa para parar o sangue escuro?

Não. Rachel diz que não há nada a ser feito sobre a cor do sangue. Porém, se está preocupada com a quantidade, é possível falar com seu médico sobre opções de contraceptivos, como o DIU, que ajuda a reduzir um pouco o fluxo (ou acaba de vez com o sangramento).

Mas, ela salienta, “as coisas que deixam você geralmente saudável, como uma boa noite de sono, exercícios físicos, comidas naturais auxiliam no equilíbrio hormonal, o que também ajuda na saúde ginecológica.”

É importante prestar atenção nos sinais que o corpo manda. Se está muito preocupada sobre a cor do sangue, traga a dúvida para sua próxima consulta ginecológica.

Menstruação Sangue preto

Veja também MULHER

Inocente – Taxista acusado de estuprar menino em Pedro Canário é inocentado e solto

Inocente – Taxista acusado de estuprar menino em Pedro Canário é inocentado e solto

Vídeo - Parte do teto do Banco do Brasil de Teixeira desaba durante chuva

Vídeo - Parte do teto do Banco do Brasil de Teixeira desaba durante chuva

Biometria- Chefe do cartório eleitoral esclarece dúvidas

Biometria- Chefe do cartório eleitoral esclarece dúvidas

Horário de verão começa  neste domingo (4/11)

Horário de verão começa neste domingo (4/11)

Últimas publicações