Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 13/10/2017 às 21h27min

Moda: anel é coisa de homem, sim senhor

Os anéis masculinos são usados há milhares de anos como símbolo de poder, autoridade e respeito. Saiba combiná-los com seu estilo
compartilha nas redes sociais:
Areah

Além de serem considerados homens atraentes pelas mulheres – e terem o respeito de outros homens por causa disso –, os atores Johnny Depp, Orlando Bloom e Brad Pitt têm mais algo em comum: eles curtem usar anéis. Cada um em seu estilo, com seu jeito, alguns com mais de uma peça em cada mão, esses caras mostram que o acessório pode funcionar muito bem como um detalhe importante para compor o visual e passar uma mensagem. 

Anel da 26ª dinastia: peça que representa símbolo de status faz parte do acervo do Museu Egípcio de Barcelona

Ao contrário do que muita gente pensa, os anéis nunca foram joias exclusivamente femininas. O acessório já é usado por homens há muito, mas muito, tempo. Registros arqueológicos mostram que homens primitivos recorriam a eles como amuletos para espantar os maus espíritos. Com o decorrer dos anos, o anel foi ganhando formas e significados diferentes. Já simbolizou poder, status e alianças políticas.


Hebreus, romanos, gregos e egípcios ostentavam anéis como símbolo de elegância, respeito e autoridade. Tanto é que escravos eram proibidos de usá-los devido à sua condição social. Alguns modelos ainda eram utilizados como sinetes: possuíam as iniciais ou o símbolo de poder de seu proprietário em alto ou baixo-relevo para selar e garantir a autenticidade de documentos, como um carimbo. 


Um dos usos mais popularizados do anel, no entanto, é como símbolo de compromisso entre um homem e uma mulher. O primeiro a mandar fazer um anel solitário (com uma única pedra de diamante) para sua noiva foi o arquiduque Maximiliano, da Áustria, em 1477. Quem o usou no dedo anelar (por onde passaria a veia do amor -  vena amoris – que vai até o coração) foi Maria de Borgonha. 

imagem

O ator Brad Pitt: nessa foto, astro usa um anel dourado com smoking - FOTO: Reprodução

Como acessórios para compor o visual do homem, os anéis nunca saíram de moda. Podem representar status, estilo de vida, personalidade e atitude. Com essa joia simples no seu dedo, você pode mostrar um pouco de sua personalidade e passar uma mensagem num simples gesto de apertar a mão de uma pessoa – e ainda se destacar com seu estilo.


São vários os materiais à disposição. Há os metais preciosos (como ouro e prata), além de aço, ferro, madeira, pedra... Eles costumam ser adornados com pedras preciosas ou podem trazer inscrições, detalhes, desenhos e outros motivos. 


Nunca usou um anel? Então a primeira coisa a decidir é qual o dedo que pretende colocá-lo – sim, você pode escolher, conforme o seu estilo. E mais: decida se quer ostentar um ou mais anéis, o que pode ficar bem bacana também. Depois, basta escolher os modelos mais alinhados com seu estilo e personalidade. 

O ator Johhny Depp: conhecido por seu estilo ousado, ele não dispensa anéis para compor o visual

Dica importante: não queira combinar anéis masculinos com a roupa que você está vestindo. A ideia aqui é que ele revele em seu visual alguma coisa relacionada à sua personalidade. Portanto, nada de colocar um anel com a mesma cor da camisa, do blazer ou da gravata, ok? 


Bom senso, sempre ele, é a chave: se, por acaso, você for vestir um smoking, talvez aquele anel com uma caveira não fique muito bom – a não ser que você seja um rockstar. Mas isso não é problema. Dá para passar a mesma impressão com outras opções mais básicas que vão funcionar com esse tipo de traje. O mesmo vale para aquele anel de ouro com um rubi que você ganhou na formatura: ele não combina com visual skatista ou surfista, não é mesmo?

Anéis masculinos

Veja também HOMEM

Moradores de Itamaraju fecham a BA 498 em protesto contra reordenamento de creche

Moradores de Itamaraju fecham a BA 498 em protesto contra reordenamento de creche

Chef que abriu a edição do Festival Gastronômico de 2014 em Teixeira é denunciado por homicídio

Chef que abriu a edição do Festival Gastronômico de 2014 em Teixeira é denunciado por homicídio

Operação Lateronis investiga esquema de desvios de recursos do transporte escolar na Bahia

Operação Lateronis investiga esquema de desvios de recursos do transporte escolar na Bahia

Médico mineiro morre em acidente de moto na orla de Porto seguro

Médico mineiro morre em acidente de moto na orla de Porto seguro

Últimas publicações