Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 03/05/2018 às 13h43min

Glândulas de Tyson: entenda o que são e por que elas aparecem

Entre 8% e 12% dos homens apresentam glândulas de Tyson hipertrofiadas. Veja como tratar do problema e evitar constrangimento.
compartilha nas redes sociais:
Areah

É muito possível que você sequer tenha ouvido em falar delas – a menos que elas já tenham lhe incomodado -, mas saiba que elas não têm nada a ver com o famoso lutador de boxe norte-americano. As pouco conhecidas Glândulas de Tyson, batizadas em homenagem ao cientista que primeiro descreveu suas funções em 1694, são comumente confundidas com sintomas de DSTs e costumam causar preocupação aos primeiros sinais de sua manifestação. Porém, antes de qualquer conclusão ou ação precipitada, é melhor entender melhor o que são as tais glândulas.

Pouco desenvolvidas na maioria dos homens, as glândulas de Tyson podem às vezes apresentar inchaço e ficarem parecidos com pequenas verrugas

Para tal, conversamos com Dr. José Windsor Angelo Rosa, médico urologista, integrante do Conselho Administrativo, Técnico e Operacional (CATO) da Central Nacional Unimed. Confira:

É muito comum confundir as glândulas de Tyson com algum sintoma de DST, então é essencial visitar ao médico e fazer os exames


O que são e para que servem as glândulas de Tyson?

As Glândulas de Tyson são minúsculas estruturas presentes no pênis de todos os homens cuja função é proteger e lubrificar o órgão sexual masculino por meio da excreção de substâncias que, quando acumuladas, formam aquela secreção esbranquiçada no pênis, chamado esmegma.


Que tipo de problema podem aparecer nas glândulas?

Estima-se que entre 8% e 12% dos homens no mundo todo apresentem um crescimento anormal dessas glândulas que as fazem ficar com aparência de pequenas bolinhas brancas ou crescimentos anormais de pele esbranquiçada na base da glande do pênis. "Apesar de eventualmente assustarem seus portadores, são benignas, ou seja, não cancerígenas", afirma o Dr. José Windsor, " mas é fundamental ir ao médico para que identifique se são mesmo glândulas de Tyson ou HPV (vírus do papiloma humano que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões). Há muita confusão entre as glândulas e HPV, mas o médico especialista faz o diagnóstico correto e acaba com esta dúvida", conclui o especialista.

imagem

Apesar de pouco comum, o surgimento de bolinhas brancas na base da glande do pênis já é um motivo de grande preocupação para os homens e costuma ser associada a DSTs - FOTO: iStock


Qual o tratamento mais recomendado para as glândulas de Tyson?

Apesar de serem consideradas esteticamente desagradáveis, infelizmente não há nenhum tipo de tratamento para fazer com que elas voltem a seu tamanho "natural". Isso porque as glândulas de Tyson não são consideradas um risco para a saúde do homem, então é comum médicos evitarem recomendar procedimentos desnecessários. Também não há pomadas ou cremes para tratar as indesejadas bolinhas no pênis.


O que um homem jamais deve fazer se estiver incomodado com suas glândulas?

Nunca, de forma alguma, tente arrancar ou estourar as glândulas de Tyson, principalmente sozinho. Como as bolinhas brancas na glande costumam assustar muitos homens por sua semelhança com um dos principais sintomas do HPV, há casos de quem já tenha tentado removê-las com tesouras (acredite!) ou até mesmo espremendo-as como se fossem espinhas. Porém ambos os procedimentos podem machucar o pênis e necessitar de cuidados médicos urgentes, então pense melhor antes de arriscar-se.

imagem

Antes de tomar alguma atitude desesperada e pouco inteligente, como tentar remover as glândulas de Tyson hipertrofiadas sozinho usando métodos duvidosos, visite o médico para tirar dúvidas - FOTO: iStock


A cirurgia é recomendada em casos de glândulas muito aparentes?

Como as glândulas de Tyson muito aparentes não são consideradas nenhum tipo de anomalia, a cirurgia não costuma ser uma opção. Porém, nos casos em que as bolinhas hipertrofiadas causam constrangimento no paciente, é possível que o médico realize um procedimento de eletrocauterização para removê-las. Porém, não é sempre que isso acontece e o homem pode ter que aprender a conviver com as glândulas "avantajadas" pelo resto da vida.


Como explicar para sua parceira sobre as glândulas de Tyson?

Apesar da ocorrência de glândulas de Tyson não ter relação alguma com doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HPV, sua estranha aparência pode ainda ser um obstáculo no seu relacionamento, ainda mais se ele for recente. Com exames em mãos, sente-se com sua namorada e explique a ela o que são as tais glândulas e que não há motivo de preocupação. Se ela encanar com a aparência, você pode recorrer à eletrocauterização ou abrir mão de dispensar a camisinha durante o sexo.

imagem

Apesar de, na maioria dos casos, o aparecimento de Glândulas de Tyson mais aparentes não ser sinal de qualquer doença, há ainda certa preocupação em torno do constrangimento com a parceira e no sexo - FOTO: iStock


É possível receber sexo oral mesmo tendo glândulas hipertrofiadas?

Em teoria, a presença de glândulas de Tyson hipertrofiadas de nada interferem na relação sexual, mas como já foi dito anteriormente, seu aspecto incomum pode ser um problema para sua parceira. Caso você opte por não passar pela eletrocauterização para retiradas das bolinhas brancas, a melhor opção é que o sexo oral seja feito com camisinha para o maior conforto do casal.

Veja o vídeo:


Tratamento Problema Glândulas de Tyson

Veja também HOMEM

Johnny Depp não vai mais interpretar o pirata Jack Sparrow no cinema

Johnny Depp não vai mais interpretar o pirata Jack Sparrow no cinema

Alcobaça vai inaugurar reformas e requalificação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Alcobaça vai inaugurar reformas e requalificação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

As obras de duplicação da Av Presidente Getúlio Vargas, chegam ao trecho do Hospital Municipal

As obras de duplicação da Av Presidente Getúlio Vargas, chegam ao trecho do Hospital Municipal

Fibria encerra terceiro trimestre com o melhor resultado de sua história

Fibria encerra terceiro trimestre com o melhor resultado de sua história

Últimas publicações