Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 07/08/2018 às 15h13min

Estes são os 5 principais motivos para seu cabelo estar caindo

Pode parecer assustador, mas a verdade é que, quando se sabe a real causa da perda de cabelo, o dermatologista pode ajudar a adaptar um tratamento que funcionará bem para você.
compartilha nas redes sociais:
Grace Gold

Foto Shutterstock

Poucas coisas são piores do que pentear os fios e ver um monte deles na escova, no chão, preso às paredes do chuveiro, no ralo da pia… É importante saber que existem alguns principais motivos para seu cabelo estar caindo e que há uma solução para cada um deles.

Mas antes de tudo, fique calma. “É normal perder, em média, de 60 a 100 fios por dia”, diz Anabel Kingsley, tricologista especialista em couro cabeludo (EUA). Se ainda assim você sentir que está caindo mais do que isso, pode haver algum motivo por trás.

5 principais motivos para seu cabelo estar caindo

1. Você não tem cuidado bem dele

Você costuma usar (e abusar) da chapinha? Ou então está focada em conquistar aquele loiro platinado dos sonhos? Esses podem ser alguns agravantes para a perda dos fios.

A solução: agora é a hora de aprender a aceitar mais seu cabelo, da textura à cor natural. Use um shampoo livre de sulfato que limpe sem deixar os fios secos. Aposte também em protetores térmicos e evite penteados como rabo de cavalo e tranças.

2. Você tem problemas de tireóide

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem levar a perda de cabelo, assim como a queda dos fios das sobrancelhas, de acordo com uma pesquisa publicada pelo International Journal of Trichology. Isso acontece porque a tireóide mexe com os hormônios responsáveis pelo crescimento do cabelo quando ela está fora de sintonia. “Assim, o fio cai naturalmente, mas não é substituído por um novo crescimento”, explica Anabel.

A solução: Depois de tratar os problemas de tireóide, o cabelo geralmente volta a crescer. Você também pode ajudá-lo adotando hábitos saudáveis que ajudam a impulsionar o crescimento, incluindo ingestão de alimentos ricos em proteínas como frango, tofu, iogurte grego e nozes.

3. Você está muito estressada

O trabalho é o último lugar que você quer estar ultimamente? Você acabou de passar por um término de relacionamento? Você ficou doente e seu corpo está fora de sintonia? Todas essas situações criam estresse, levando a uma condição conhecida como “perda de cabelo por choque”. A má notícia é que isso pode levar de semanas a meses para parar. O segredo é curar a fonte de estresse. “Mas a boa notícia é que o cabelo volta ao normal depois disso”, diz Deanne Mraz Robinson, professora clínica assistente de dermatologia no Yale New Haven Hospital (EUA).

A solução: seja um app de meditação, um novo hobby ou um barzinho de fim de semana, vale a pena encontrar alguma forma para relaxar. E se você não puder resolver seu estresse sozinho, talvez seja hora de procurar um terapeuta.

4. Você acabou de ter um bebê

“Graças às alterações hormonais, é normal perder cabelo após a gestação”, explica Marina Peredo, dermatologista de Nova York (EUA). Enquanto você está grávida, seus níveis de estrogênio disparam, levando a um aumento no crescimento do cabelo. “Mas então esses níveis caem alguns meses depois que você dá à luz, forçando o cabelo a mudar para a fase de ‘descanso’ e não de ‘crescimento’.”

A solução: fique tranquila, pois seu cabelo deve começar a crescer de novo por conta própria três a quatro meses depois de ter seu bebê.

5. Você tem síndrome do ovário policístico

Outra causa pode ser a síndrome do ovário policístico, que mexe com seus níveis hormonais e bombeia demais a testosterona. Outros sintomas incluem ganho de peso, acne grave e pelos excessivos no corpo.

A solução: se você suspeitar que tem síndrome do ovário policístico, precisa consultar um ginecologista para tratamento. Depois de excluir outros problemas (já que não há um teste para esse problema), eles provavelmente vão equilibrar seus hormônios juntamente com um medicamento para diabetes para regular sua insulina. O tratamento deve ajudar a restaurar seu cabelo.

Mas nada disse se aplica para mim. E agora?

Hora de ir a um dermatologista. “Eles podem solicitar exames minuciosos (incluindo de sangue ou biópsias) para chegar ao verdadeiro motivo do problema”, diz Deanne. Pode parecer assustador, mas a verdade é que, quando se sabe a real causa da perda de cabelo, o dermatologista pode ajudar a adaptar um tratamento que funcionará bem para você.

Queda de cabelo 5 principais motivos

Veja também MULHER

Ator de Poltergeist: O Fenômeno morre aos 94 anos

Ator de Poltergeist: O Fenômeno morre aos 94 anos

Curtas e Picantes

Curtas e Picantes

Filho mata a mãe com 35 facadas após briga por drogas

Filho mata a mãe com 35 facadas após briga por drogas

Atiradores do carro branco voltam a agir em Caravelas e ex presidiário é baleado

Atiradores do carro branco voltam a agir em Caravelas e ex presidiário é baleado

Últimas publicações