Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 13/04/2018 às 17h02min

Emissão de notas eletrônicas cresce 40% após lançamento da Nota Premiada Bahia

compartilha nas redes sociais:
Secom. GOV/BA

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Aproximadamente 60,95 milhões de Notas Fiscais do Consumidor Eletrônicas (NFC-e) foram emitidas na Bahia em março por 17,5 mil estabelecimentos comerciais, o que representa um crescimento de 40% em relação a novembro de 2017, quando o total registrado foi de 43,52 milhões. Já a média de notas emitidas por estabelecimento cresceu 11,6% entre novembro e março: passou de 3.118 para 3.481 a cada mês. 


De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), a campanha Nota Premiada Bahia, lançada em dezembro, contribuiu para esse resultado ao estimular a população a pedir a nota eletrônica a cada compra no varejo, com a inclusão do CPF, concorrendo a prêmios mensais de R$ 100 mil e especiais de R$ 1 milhão. Outro fator que impulsionou o aumento na emissão de NFC-e foi o início, em 1º de março, da obrigatoriedade da emissão deste documento eletrônico por parte das grandes e médias empresas varejistas instaladas na Bahia.


“Esses resultados expressivos mostram que os baianos compraram a ideia da Nota Premiada e cada vez mais estão exercendo os seus direitos de cidadãos ao exigirem o documento fiscal nas compras realizadas no varejo, com a inclusão do CPF nas notas eletrônicas”, comemora o secretário Manoel Vitório. Ele enfatiza que “ocorre um círculo virtuoso, pois esse simples gesto ajuda a combater a sonegação fiscal, a reduzir a concorrência desleal entre as empresas e a promover justiça fiscal e social, pois o cidadão, além de concorrer a prêmios, compartilha seus documentos com as instituições participantes do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade”. 


A campanha Nota Premiada Bahia de cidadania fiscal, do Governo do Estado, distribui dez prêmios mensais de R$ 100 mil, além de prêmios especiais de R$ 1 milhão, o primeiro dos quais agendado para 20 de junho. Para participar, basta fazer o cadastro no site da ação,  e, a partir daí, solicitar a inclusão do CPF a cada compra realizada em estabelecimentos que emitam a NFC-e, documento fiscal de fácil identificação por possuir um QR Code, código de barras com formato quadrado. Até o começo de abril a campanha já havia ultrapassado a marca de 270 mil participantes. 


30 premiados


Desde que a Nota Premiada Bahia foi lançada já foram realizados três sorteios, com 30 premiados, cada qual contemplado com R$ 100 mil. Foram 23 ganhadores de Salvador e sete do interior, moradores de Feira de Santana (centro norte), Ilhéus, Ibicaraí (sul), Camaçari (RMS), Jequié (centro sul), Euclides da Cunha (nordeste) e Teixeira de Freitas (extremo sul). 


“Ser um emissor da NFC-e, com a Nota Premiada Bahia, passa a ser um diferencial competitivo para as empresas. A tendência é que cada vez mais pessoas participem e escolham fazer as suas compras nos estabelecimentos que já utilizam a Nota do Consumidor Eletrônica”, explica Vitório.


Para que o estabelecimento se torne emissor de NFC-e, o credenciamento deve ser feito no site da Sefaz (www.sefaz.ba.gov.br), clicando-se em ‘Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica’ e, em seguida, em ‘Como se tornar emissor de NFC-e’. Nesta área estão disponíveis todas as informações sobre os requisitos necessários para a emissão e os dados requeridos para configuração do software emissor, além do acesso à tela onde a empresa poderá gerar o Código de Segurança do Contribuinte (CSC). 



Bahia crescimento Nota Fiscal

Veja também ECONOMIA

PRE de Teixeira de Freitas promove competições de tiro e futebol entre policiais da região

PRE de Teixeira de Freitas promove competições de tiro e futebol entre policiais da região

Agosto Lilás: Cram e Comddim realizam caminhada para alertar sobre a violência contra mulher em Teixeira de Freitas

Agosto Lilás: Cram e Comddim realizam caminhada para alertar sobre a violência contra mulher em Teixeira de Freitas

Mesa Diretora da Câmara declara perda do mandato de Maluf

Mesa Diretora da Câmara declara perda do mandato de Maluf

Dia do Cliente é oportunidade para pequeno negócio rever estratégia

Dia do Cliente é oportunidade para pequeno negócio rever estratégia

Últimas publicações