Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 17/07/2018 às 16h40min

Curtas e Picantes

compartilha nas redes sociais:
Dilvan Coelho

O Senadinho em Foco

A partir de sexta-feira, 20/07, a EXTREMUS21 TV estará apresentando um novo programa de debates, com Chico Vasconcelos e Dilvan Coelho, às 18h, todos os dias. No programa, serão debatidos todos os temas, desde política, economia e marketing político, uma vez que os dois debatedores têm inúmeras experiências em campanhas eleitorais. A TV WEB EXTREMUS21 já está no ar com uma grade variada de programas, que pode ser acessada através do Facebook, Instagram e Youtube. O Senadinho não tem lado na política, não será a favor e nem contra ninguém, os fatos serão debatidos sempre com equilíbrio, buscando a imparcialidade. Chico Vasconcelos dirige o Portal Extremus21 e Dilvan Coelho o site Foco no Poder.

 

Voto regionalizado

Em Teixeira de Freitas já existe uma tendência do eleitor votar nos candidatos da terra. Na eleição de 2014 para deputado estadual, dos sete candidatos que obtiveram acima de mil votos, os seis primeiros são de Teixeira de Freitas. Foram eles: Temóteo Brito, Marta Helena, Lucas Bocão, Erlita Freitas, Ednaldo Resende e Gilberto do Sindicato. As pesquisas mais recentes mostram que 65% dos eleitores votam nos candidatos da terra, 4% nos candidatos de fora e 31% ainda não decidiram. Para estadual, três nomes aparecem com melhor pontuação: Lucas Bocão, João Bosco e Marta Helena. E para federal: Uldurico Junior, Caio Checon e Pastor Eunápio. Sendo que Lucas Bocão deverá ter uma votação muito acima da que obteve em 2014.

 

Candidatos a governador

Na pesquisa realizada no mês de junho em Teixeira de Freitas, Rui Costa teve aprovação de 39% da população, enquanto 50% não aprovavam. Por coincidência ou não esses números são os mesmos do resultado da eleição de governador em Teixeira quando Paulo Souto teve 50% e Rui Costa 41%. A pesquisa de junho mostra que Rui Costa é o favorito em Teixeira de Freitas hoje, porém, quando estimula a pergunta, Rui Costa cresce 100%, enquanto Zé Ronaldo cresce 200%. Dentro desse contexto a tendência é Zé Ronaldo chegar na mesma pontuação que Paulo Souto obteve na eleição de 2014 e ganhar em Teixeira de Freitas, mesmo com as obras que Rui Costa deve fazer na cidade. Toda obra em véspera de eleição é considerada eleitoreira e rende poucos votos.

 

Disputa presidencial

A tentativa de soltar Lula não deu certo, com isso, a ideia de que ele poderá ser candidato a presidente arrefeceu. A turma do PT já está buscando alternativas mais a esquerda para enfrentar Bolsonaro, que, sem Lula candidato, passa a ser o favorito. De acordo com as pesquisas, os dois nomes que podem decolar é Marina Silva ou mesmo Ciro Gomes. O nome de centro, que seria Geraldo Alkiman, não consegue decolar e nem unificar o próprio partido (PSDB). Marina Silva, mesmo sendo a segunda colocada, não passa confiança para o eleitor que não votou nela na última eleição presidencial. Dentro da atual conjuntura, pode ser que Bolsonaro tenha Ciro Gomes como principal adversário.

 

Comunicar é preciso

Com a crise que o País está atravessando, atingindo os municípios em cheio, a grande maioria dos prefeitos estão mal avaliados. A melhor forma de contornar a situação perante o eleitor é ter transparência nas contas públicas, através de uma comunicação eficiente, mostrando a realidade dos fatos. Existem dois tipos de investimentos que os prefeitos acham que são despesas e é a primeira coisa que eles cortam. A primeira é informação para saber o que o povo deseja, espera e prioriza. A segunda é a comunicação que chegue ao povo. Com a avaliação baixa eles procuram compensar realizando obras com recursos próprios, com isso, agrava mais ainda as finanças do município e começam atrasar salários e fornecedores e caem numa armadilha sem volta.

Coluna Dilvan Teixeira de Freitas

Veja também CATEGORIA GERAL

Alcobaça realiza 1ª Mostra de Cultura Afro-brasileira e africana

Alcobaça realiza 1ª Mostra de Cultura Afro-brasileira e africana

Criminoso morre em troca de tiros com a polícia de Posto da Mata

Criminoso morre em troca de tiros com a polícia de Posto da Mata

Prefeito Temóteo Brito entrega ambulância para atender população do Duque de Caxias

Prefeito Temóteo Brito entrega ambulância para atender população do Duque de Caxias

Moro anuncia nomes para a PRF e Secretaria de Defesa do Consumidor

Moro anuncia nomes para a PRF e Secretaria de Defesa do Consumidor

Últimas publicações