Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 16/04/2018 às 16h49min

Curtas e Picantes

compartilha nas redes sociais:
Dilvan Coelho

Lula perde votos

A pesquisa realizada pelo Datafolha no último final de semana mostra que com a prisão, Lula começa a perder densidade eleitoral e caiu de 37% em janeiro para 31% nesta última pesquisa. Enquanto isso, Bolsonaro também perdeu votos, saiu de 20% para 16%. Mesmo sem se declarar candidato, quem mais cresceu proporcionalmente foi Joaquim Barbosa: 100%, saiu de 5% para 10%. O nome de Geraldo Alkiman ainda não decolou, mas, devido ao peso de São Paulo, pode decolar. Um fato é certo, vamos enfrentar uma eleição com muitas incertezas e, como o tema central dessa campanha vai ser o combate à corrupção, Joaquim Barbosa pode surpreender se tiver garra para enfrentar a campanha.

 

Sucessão na Bahia

Com a desistência de ACM Neto, a oposição ficou atordoada e se dividiu com José Ronaldo, o prefeito de Feira de Santana, que se lançou candidato, e o deputado federal João Gualberto, presidente do PSDB na Bahia, também candidato. Com a prisão de Lula, a candidatura de Rui Costa também sofreu abalo, pois não terá Lula no seu palanque. Ainda existe um complicador que é uma possível prisão de Jacques Wagner por conta do desvio das obras da Fonte Nova, cujos indícios apontam seu envolvimento no superfaturamento da obra. Como Wagner é o padrinho político do governador, se ele for preso, abalará mais ainda a candidatura de Rui Costa.

 

Mudança de partido

Com a mudança de partido do deputado federal Uldurico Junior, que saiu do PV e entrou no Partido Pátria Livre (PPV), ele deverá precisar de menos votos do que as coligações pesadas. Com isso, Uldurico aumentou a chance de ser reeleito, segundo alguns analistas políticos. Junto com Uldurico foi também Lucas Bocão, que deve ser candidato a deputado estadual e também deve precisar de menos votos. Se Lucas for eleito deputado, o cargo de vice-prefeito ficará vago e em uma eventual substituição, esta será feita pelo presidente da Câmara de Vereadores. Com isso, a disputa pela presidência da Câmara será aquecida e hoje já se comentam vários nomes.

 

Homenagem ao Foco

A Câmara de Vereadores aprovou pela grande maioria dos seus membros – 16 deles – uma moção de congratulação pelos serviços prestados à Câmara e à cidade. O Foco tem procurado pautar sua conduta na busca da verdade e informando para transformar. Mesmo tendo parcerias com seus clientes, tem buscado a independência para cobrar e até mesmo fazer críticas com o objetivo de ajudar a corrigir rumos. Todos sabem que a saúde em Teixeira e, na maioria das cidades brasileiras, tem sido o calcanhar de Aquiles das administrações. O Foco tem procurado fazer um trabalho vigilante, buscando ser um farol da administração.

 

Recuou dos vereadores

Tanto o vereador Marcílio Goulart, como Marcos Belittardo, que vinham fazendo discurso oposicionista na tribuna da Câmara, mudaram o comportamento diante das críticas que foram dirigidas aos mesmos nas nossas postagens. Se eles se colocam como da base do governo, têm o direito de criticar, mas não têm o direito de jogar para a plateia e, ao mesmo tempo, ter vantagens no governo, como nomeação de pessoas indicadas por eles e outros benefícios políticos. A postura dúbia dos dois vereadores estava levando os demais companheiros a reclamar. O fato de termos criticado a postura de ambos os fez não assinar a moção em reconhecimento ao Foco.

Coluna Política Região

Veja também POLíTICA GERAL

Três pessoas baleadas, entre elas uma criança de 12 anos  no Tancredo Neves

Três pessoas baleadas, entre elas uma criança de 12 anos no Tancredo Neves

Força-tarefa conclui resgate de lavradores em regime de escravidão em Porto Seguro

Força-tarefa conclui resgate de lavradores em regime de escravidão em Porto Seguro

Parceria com a Fibria garante qualificação de jovens do povoado de Taquari

Parceria com a Fibria garante qualificação de jovens do povoado de Taquari

Manifestantes e Policiais se confrontam durante protesto em Arraial d’Ajuda

Manifestantes e Policiais se confrontam durante protesto em Arraial d’Ajuda

Últimas publicações