Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 25/09/2018 às 09h59min

Curtas e Picantes

compartilha nas redes sociais:
Dilvan Coelho

A Coluna polêmica

A CURTAS E PICANTES chegou a 100ª semana, o que significa mais de dois anos de existência. Semanalmente ela é divulgada em 10 meios de comunicação, inclusive nos jornais impressos de maior circulação da região, que são os jornais OSollo e Alerta e também em sites de grande visualização. A coluna comenta assuntos da política de modo geral, tendo como foco principal a política regional, em especial a de Teixeira de Freitas. Devido ao seu conteúdo picante, de vez em quando alguns que ocupam cargos públicos ficam arrepiados, com isso, temos conquistado alguns desafetos, que são os que só gostam de ouvir elogios e não aceitam críticas, ainda que sejam construtivas. Entretanto, na democracia, a imprensa deve ser livre para cobrar, criticar e até mesmo denunciar, é o que propala o prefeito Temóteo Brito.

 

Candidaturas de deputado

Pesquisa realizada faltando 30 dias para a eleição mostra que o número de eleitores indecisos ainda é grande, principalmente para deputado e senador, e chega à casa dos 80% na pesquisa espontânea e 50% na estimulada. Para que os candidatos consigam conquistar o voto dos indecisos, eles devem estar sintonizados com o que o povo deseja, espera e prioriza para esta eleição. As pesquisas mostram que o eleitor quer um candidato que tenha ficha limpa e propostas, além de ser conhecido, por isso são os favoritos. Os candidatos a deputado federal que na pesquisa aparecem nos primeiros lugares são: Uldurico Júnior, Caio Checon, Pastor Eunápio, Ronaldo Carletto e Valmir Assunção, todos da região.

 

A eleição de governador

A mais recente pesquisa do Ibope feita na Bahia e divulgada nos órgãos de imprensa mostra que se a eleição fosse hoje Rui Costa ganharia no primeiro turno com uma larga margem de votos. Rui Costa teria 60% e Zé Ronaldo 7%. Em Teixeira de Freitas, aonde o governador sempre perdeu a eleição, desta vez as pesquisas mostram que Rui Costa ganha com larga vantagem. Observamos que todos os candidatos da base de Zé Ronaldo que vêm a Teixeira só pedem votos para eles e não citam sequer o nome de Zé Ronaldo, mesmo os candidatos do DEM, como foi o caso de José Carlos Aleluia e Sandro Régis, que tiveram em Teixeira na última quinta feira (20). Assim também foi o caso de Antônio Imbassahy e Paulo Câmara, do PSDB, quando tiveram na cidade recentemente.

 

A disputa presidencial

Todos os institutos de pesquisa mostram que se a eleição fosse hoje teria segundo turno e seria entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, o candidato de Lula. Existem dois fatores determinantes que impedem que algum dos dois candidatos venham a ganhar no primeiro turno. Bolsonaro dificilmente chega ao patamar de 50% devido a sua rejeição ser muito alta, 44%. Já no caso de Haddad, ele também não ganha no primeiro turno porque Lula não consegue transferir todos os seus votos para um candidato que é considerado um poste. No caso da disputa ser entre os dois no segundo turno a parada vai ser duríssima, hoje fica difícil saber quem ganharia no segundo turno, porque as pesquisas mostram empate técnico entre eles.

 

Deputado estadual

Na eleição de 2014 os deputados estaduais mais votados de Teixeira, com mais de mil votos , foram: Temóteo Brito, 13 mil; Marta Helena, 10,5 mil; Lucas Bocão, 9 mil; Erlita Freitas, 5,5 mil; Edinaldo Rezende, 2,9 mil; Gilberto do Sindicato, 2,6 mil; Robinho, 1.050, e o Pastor Isidório, 1.040. Na próxima eleição as pesquisas mostram que os mais votados serão: Lucas Bocão, Marta Helena, Cabo Alencar, José Gonzaga, Dr. Gean Prates, Robinho, Paulo Câmara e Larissa Oliveira. O que podemos observar é que o eleitor prefere votar nos candidatos da região. Em 2014 teve uma exceção, que foi o Pastor Isidório, e na próxima a exceção poderá ser Paulo Câmara. O fato do prefeito Temóteo Brito estar apoiando Robinho, poderá fazê-lo ter uma votação mais expressiva em Teixeira nesta eleição.

Coluna Dilvan Tx. de Freitas Brasil

Veja também CATEGORIA GERAL

Suposto apostador perde o C....em aposta com vitória de Bolsonaro

Suposto apostador perde o C....em aposta com vitória de Bolsonaro

Ladrões furtam fios da Embasa e a cidade fica sem água

Ladrões furtam fios da Embasa e a cidade fica sem água

Atividades de lazer marcam dia organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social para celebrar o mês do Idoso

Atividades de lazer marcam dia organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social para celebrar o mês do Idoso

Mãe com filho no colo é morta a facada em assalto

Mãe com filho no colo é morta a facada em assalto

Últimas publicações