Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 14/07/2018 às 08h47min

Contas de luz voltam a serem pagam nas lotéricas apartir deste sábado (14)

compartilha nas redes sociais:
Por G1 BA


A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) anunciou, na noite desta sexta-feira (13), que fechou um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) e restabeleceu contrato com o banco para que pagamentos de conta de luz voltem a ser feitos nas casas lotéricas de todo o estado.

Conforme a Coelba, os consumidores já poderão fazer o pagamento nas lotéricas a partir de sábado (14). Os detalhes do acordo entre a empresa e o banco não foram divulgados.

Pagamentos das faturas da concessionária de energia estavam suspenso nas casas lotéricas desde o dia 1º de junho, por causa do fim do contrato com a Caixa, que administra o serviço.

Na ocasião, a Coelba informou que as tentativas de negociação com o banco começaram em novembro de 2017, mas não houve acordo em relação ao reajuste de 50,5% no valor da tarifa por fatura arrecadada. Isso, segundo a companhia, inviabilizou a manutenção do convênio de arrecadação.

No entanto, durante mais de um mês após a suspensão do serviço,milhares de consumidores reclamaram da dificuldade para pagar a fatura nos pontos de atedimentos restantes e das filas imensas para conseguir fazer o serviço.

Após recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), feita na quarta-feira (11), a empresa conseguiu negociar com a caixa para restabelecer o pagamento das faturas nas lotéricas.

Durante impasse entre Coelba e Caixa, consumidores reclamaram de grandes filas para pagar conta de luz. (Foto: Reprodução/TV Bahia)Durante impasse entre Coelba e Caixa, consumidores reclamaram de grandes filas para pagar conta de luz. (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Durante impasse entre Coelba e Caixa, consumidores reclamaram de grandes filas para pagar conta de luz. (Foto: Reprodução/TV Bahia)


Corte de luz suspenso


Mesmo com o acordo com a Caixa, a Coelba informou que continuam suspensos cortes de energia, até terça-feira (17), exclusivamente para os clientes que ficaram com as faturas em atraso em decorrência do período em que a concessionária e a Caixa ficaram no impasse.

A decisão de suspender os cortes ocorreu após reunião da concessionária com o Ministério Pública da Bahia (MP-BA), realizada na quinta-feira (12).

O MP detalhou que recebeu denúncias de associações de moradores e demais pessoas que relataram problemas para pagar a conta de energia. O órgão ainda chegou a marcar para o dia 31 de julho uma audiência pública, com o objetivo de encontrar uma solução para o impasse.

Bahia acordo Caixa Coelba

Veja também CATEGORIA GERAL

Casa da Cultura retoma as atividades com a abertura de novas vagas

Casa da Cultura retoma as atividades com a abertura de novas vagas

Ações do Sebrae no Extremo Sul contribuem para desenvolvimento dos pequenos negócios da região

Ações do Sebrae no Extremo Sul contribuem para desenvolvimento dos pequenos negócios da região

Jadson Ruas, ex prefeito de caravelas volta a ser punido pelo TCM por concessão de diárias

Jadson Ruas, ex prefeito de caravelas volta a ser punido pelo TCM por concessão de diárias

Secretaria de obras de Itamaraju, realiza reforma de escola Mario Andreazza

Secretaria de obras de Itamaraju, realiza reforma de escola Mario Andreazza

Últimas publicações