Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 30/07/2018 às 11h17min

Como se vestir bem para uma entrevista de emprego

Se preparar para uma entrevista de emprego vai além de apenas saber o que responder. Veja como vestir-se e aumente as suas chances.
compartilha nas redes sociais:
Areah

Uma entrevista de emprego bem realizada pode ser sua porta de entrada para uma carreira promissora e aquele salário que você tanto desejava. Mas, para que isso aconteça, é necessário se preparar antes mesmo de sair de casa para garantir que suas chances sejam as melhores possíveis. Você pode estudar as perguntas mais comuns feitas nas entrevistas, mas garantir um bom visual também é importante e vestir-se bem, sem exageros ou simples demais, é essencial para isso.

Seu visual é a primeira coisa em você na qual o entrevistador irá reparar, então capriche 

na roupa que vestir - FOTO: iStock 

Quer saber como vestir-se para uma entrevista de emprego sem errar no visual e impressionar logo de cara? Confira essas dicas: 

Um blazer pode fazer toda a diferença no seu visual mais informal, então não dispense 

vestir uma para a entrevista - FOTO: iStock 


CONHEÇA O DRESS CODE DA EMPRESA EM QUE FARÁ A ENTREVISTA

Antes de escolher a roupa que você vestirá na entrevista de emprego, procure se informar sobre a empresa e como os funcionários costumam se vestir por lá. Se você já conhecer alguém que trabalhe lá, não hesite em perguntar algumas dicas de roupas mais ideais para usar na entrevista. Se não, uma busca rápida pela internet deve ter fornecer essa informação por meio de fotos ou até mesmo vídeos. 


ESQUEÇA TERNO E GRAVATA E INVISTA EM UM VISUAL MAIS INFORMAL

Antes a opção de visual mais comum para entrevistas de emprego, independente da vaga, o terno e a gravata cairam um pouco em desuso e as empresas optam por roupas mais informais e descontraídas para o dia a dia, exceto em reuniões e eventos. Para uma entrevista de estágio, por exemplo, ou um cargo não muito alto, basta investir bem no visual informal básico, sem parecer despreocupado demais ou relaxado.


SÓ CALÇA JEANS E CAMISETA? ESQUEÇA!

Veja bem, investir em um visual informal não quer dizer nem de longe que é aceitável vestir aquela camiseta que você usa para sair com os amigos ou aquela calça que você não tira a uma semana para a entrevista de emprego. Tome um pouco mais de cuidado ao escolher as peças: uma camisa simples costuma cair muito bem sem parecer formal demais, enquanto uma calça de alfaiataria ou chino pode fazer toda a diferença.


imagem

A entrevista de emprego será o seu primeiro contato com o entrevistador e com a empresa na qual você talvez venha a trabalhar, então não deixe de causar uma boa impressão com um visual bem escolhido - FOTO: iStock


SE FOR VESTIR UMA CAMISETA, TOME CUIDADO COM ESTAMPAS MUITO CHAMATIVAS 

Nada contra vestir uma camiseta para uma entrevista de emprego - desde que seja simples -, mas é necessário tomar cuidado com estampas muito chamativas ou que tenham desejos que possam ser considerados ofensivos para alguém. Melhor escolher a clássica camiseta branca ou polo que sejam discretas e passem uma imagem sua mais profissional e séria. Afinal, é o que você quer que pensem de você na entrevista, certo?


NÃO SE ESQUEÇA DE PASSAR AS PEÇAS DE ROUPA QUE VESTIRÁ PARA A ENTREVISTA

Pode parecer uma dica meio boba e desnecessário, mas acredite: deixar de passar as roupas é um descuido que muitos candidatos cometem ao vestir-se para uma entrevista de emprego. Roupas amassadas denunciam despreparo e falta de higiene da sua parte e podem minar completamente o seu visual, não importa o quão bem as peças tenham sido escolhidas. Melhor não arriscar e passar suas roupas no dia anterior, só para garantir.


UM BLAZER PODE FAZER MARAVILHAS NO VISUAL, USE UM

Para quebrar aquele visual descontraído demais criado pela combinação simples de calças jeans com camiseta, nada melhor que vestir um blazer corretamente. A peça, além de elegante por trazer a alfaiataria para um traje mais informal, pode acrescentar estilo no seu visual e passar uma impressão de seriedade e profissionalismo. Veja aqui como usar blazer e não erre na hora de vestir-se para a entrevista de emprego.


imagem

O blazer é a peça que fará a ponte entre um visual informal com um mais formal sem parecer muito exagerado. Escolha o que mais combina com você, ele pode fazer toda a diferença na hora da entrevista - FOTO: iStock


CORES SUAVES OU NEUTRAS SÃO AS MELHORES OPÇÕES, EVITE CORES FORTES

Ao escolher as peças de roupas que deverão compor seu visual no momento da entrevista de emprego, dê atenção especial também às cores. Evite cores muito fortes e chamativas e procure ater-se às cores mais suaves e neutras. Visuais monocromáticos também não são aconselháveis então procure usar peças de cores diferentes que casem bem entre si. Isso vale tanto para camisetas/camisas quanto para calças e sapatos.


EVITE ACESSÓRIOS CHAMATIVOS DEMAIS COMO COLARES, PULSEIRAS OU BONÉS

No dia a dia, acessórios te ajudam a imprimir sua personalidade no seu visual, mas na hora da entrevista de emprego eles não passam de poluição visual aos olhos do entrevistador. Evite colares, pulseiras, óculos escuros na cabeça, bonés, gorros ou chapéus ao se vestir. Tatuagens muito à vista também podem "sujar" sua imagem, então pelo menos por enquanto talvez seja aconselhável mantê-las pouco visíveis.


SEUS CALÇADOS PODEM DIZER MUITO SOBRE VOCÊ, ESCOLHA-OS BEM

Não é segredo algum que seus sapatos podem dizer muito sobre você e que se preocupar com o que você calça também é uma maneira de cuidar do seu visual. Portanto, a menos que você seja o próprio Steve Jobs, NÃO é nada aceitável ir à uma entrevista de emprego calçando seus tênis de corrida ou chuteiras favoritas. Para não cometer erros nesse quesito, um bom tênis clássico ou sapato simples pode ter salvar de muitos problemas.


imagem

O sapato que você calça é uma peça tão importante quanto qualquer outro que irá compor seu visual, então não o negligencie. Ele não precisa ser muito formal, apenas passar seriedade e estar limpo - FOTO: iStock


SE FOR USAR COLÔNIA, TOME CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR NA DOSE

Ok, você seguiu todas as dicas anteriores e seu visual está impecável e pronto para a entrevista. Acabou por aí? É claro que não, amigo. De nada adianta vestir-se bem se você cheirar como se tivesse acabado de correr uma maratona, certo? Nesse caso, não deixe de dar um toque final com uma boa colônia. Não precisa ser nada muito forte e que marque presença demais. Se não sabe qual escolher, veja nossas dicas aqui.

Ainda está na dúvida e quer impressionar? Confira as dicas do nosso repórter Brunão de como se vestir bem para uma entrevista de emprego.

Vestir bem Entrevista de emprego

Veja também HOMEM

Suzano Papel e Celulose prorroga prazos de inscrições do Programa de Estágio 2019

Suzano Papel e Celulose prorroga prazos de inscrições do Programa de Estágio 2019

Participantes aprovam workshop e aulão de Dança Afro promovidos pelo Departamento de Cultura

Participantes aprovam workshop e aulão de Dança Afro promovidos pelo Departamento de Cultura

Jovem Itamarajuense morre em acidente com ex-vereador na BR 101

Jovem Itamarajuense morre em acidente com ex-vereador na BR 101

Dois suspeitos de envolvimento com o crime morrem em confronto com a polícia em  Prado

Dois suspeitos de envolvimento com o crime morrem em confronto com a polícia em Prado

Últimas publicações