Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 07/11/2018 às 19h07min

Biometria- Chefe do cartório eleitoral esclarece dúvidas

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola

 


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convoca, a partir desta segunda-feira (5), eleitores de Teixeira de Freitas para realizar o cadastramento biométrico obrigatório.

São obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles que o voto é facultativo, mas desejam continuar a exercer o direito ao voto (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade).

O cidadão que não atender à convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado e não poderá, por exemplo, obter passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino, entre outros impedimentos previstos no art. 7º do Código Eleitoral.

Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), procuramos Bruno Guarino, chefe do Cartório Eleitoral da 183ª   Zona Eleitoral de Teixeira de Freitas  para esclarecer as possíveis dúvidas do eleitor na hora de fazer a biometria.

Bruno explicou que Teixeira de Freitas foi uma das cidades aqui do extremo sul que entrou agora no segundo ciclo de revisão biométrica do TER-BA, “nós começamos ontem (segunda feira 05), a partir da reabertura do cadastro eleitoral, o cadastro eleitoral é fechado em todo período de eleição, reabre logo após o segundo turno, quando há segundo turno. A partir de agora nós estamos fazendo a revisão biométrica e iremos com a revisão obrigatória até o dia 22 de fevereiro de 2019”.


O eleitor que for fazer a biometria precisa levar documentos pessoais com foto, o título e um comprovante de residência, (conta de água, luz, telefone, contrato de aluguel em nome do pai ou da mãe, ou alguma comprovação que ele mora no local). Quem já fez a biometria não precisa fazer de novo, a obrigatoriedade é apenas para o eleitor que ainda está com o título antigo, explicou o chefe do cartório.


Assim que foi anunciado o recadastramento biométrico as pessoas começaram a procura o cartório eleitoral para fazer o procedimento. Ainda segundo Bruno, o TRE-BA, fez uma programação para iniciar essa revisão que começou no dia 05 de novembro, porém, nesse período de revisão extraordinária, o TER-BA, fornece um número muito maior de equipamentos e de atendentes, “estamos aguardando esses equipamentos chegar, o que pode acontecer provavelmente nos próximos 08 a 10 dias, agora estamos atendendo com os equipamentos que já existiam no cartório eleitoral, são duas maquinas, fora o SAC, que também faz o atendimento. A partir da semana que vem iremos atender com 32 maquinas, e atenderemos em 02 locais, na Câmara de Vereadores, o presidente cedeu o Memorial da Câmara para nós e, também o salão do Juri do juizado Especial, aqui em Teixeira conhecido como antigo Fórum. Então, por enquanto nós estamos distribuindo 50 senhas, a partir da semana que vem provavelmente estaremos atendendo com uma quantidade de 32 maquinas, então não precisaremos quantitar os atendimentos, não precisando assim de senhas” esclareceu Bruno.

O Cartório Eleitoral funciona das 07 às 13hs na AV. Uirapuru, n 1816, Monte Castelo, rua do fundo do Fórum. Na Câmara de Vereadores, assim que as máquinas chegarem, o atendimento também será das 07 às 13 horas. No salão do júri, no antigo Fórum, será o dia inteiro, e o SAC de 09 as 17hs.

Biometria cartório dúvidas

Veja também CATEGORIA GERAL

Homem que matou advogada e marido após perder ação é preso em Peruíbe

Homem que matou advogada e marido após perder ação é preso em Peruíbe

Luan Santana afirma que

Luan Santana afirma que "nunca recebeu dinheiro da Lei Rouanet"

Sindcom comemora quatro anos e entrega menção honrosa à imprensa local

Sindcom comemora quatro anos e entrega menção honrosa à imprensa local

ENEM 2018 - Exame tem a melhor aplicação desde 2009 e pela primeira vez não será necessária reaplicação

ENEM 2018 - Exame tem a melhor aplicação desde 2009 e pela primeira vez não será necessária reaplicação

Últimas publicações