Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 06/11/2018 às 10h55min

Bahia registra menor taxa de abstenção no Enem desde 2009

compartilha nas redes sociais:
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado


A Bahia registrou a menor taxa de abstenções na primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de 2009. O estado teve 23,5% de ausências (93.646 faltosos), o que representa uma taxa menor do que a média nacional, que foi de 24,9%. Com 398.492 inscritos, a Bahia foi o terceiro estado com maior número de habilitados às provas em todo o país, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Entre os três, a Bahia foi o que teve a menor taxa de abstenção.

 

Agora, os estudantes já se preparam para o segundo dia de maratona do Enem, no próximo domingo (11), quando serão realizadas as provas de Exatas e Ciências da Natureza. Os professores da rede estadual orientam os alunos a intensificarem a revisão de assuntos mais recorrentes, em cada área de conhecimento. 


No último domingo (4), foram aplicados os testes nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas. A redação, que comumente é ligada a temas sociais voltados a direitos humanos, tratou neste ano de um assunto atual e do dia a dia: a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet. 


Segunda fase


Para a segunda fase, os estudantes terão cinco horas de duração para as questões de Matemática e de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), totalizando 90 questões. A aluna Elizabete Santana Passos, 17 anos, do 3º ano do Colégio Estadual Mestre dos Anjos, em Salvador, comenta a estratégia de estudo para esta semana. “As provas foram boas, apesar de cansativas. Mas gostei muito da redação por ter abordado um tema bem atual e ligado aos jovens. Agora, estou focada nas áreas que tenho mais dificuldade, como Química. Estou me dedicando, nesta semana, aos simulados on-line. Mas é difícil ficar calmo, porque a ansiedade é muita. Procuro fazer técnicas de respiração e, no mais, é chamar por Deus”, relata. 


A professora de Química Renata Souza, do Colégio Estadual Raphael Serravalle, também na capital baiana, recomenda que os estudantes aproveitem estes dias que antecedem às provas da segunda fase do Enem para revisar assuntos mais recorrentes e se familiarizar ao máximo com as questões do exame. “Estou trabalhando, nesta semana, com a resolução de questões que mais caem no Enem, como orgânica, cálculo estequiométrico e atomística. Na sexta, faremos aulas de relaxamento, com meditação e yoga. Mas, até lá, faremos muitas revisões”. 


Abertura de portões 


Por conta do horário de verão, os estudantes devem continuar atentos para não correrem o risco de atrasos. Na Bahia, os candidatos deverão se antecipar, pois a abertura dos portões será às 11h e o fechamento ao meio-dia. O início das provas será às 12h30. No dia 14 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do ENEM, divulgará os gabaritos e cadernos de provas das duas etapas da avaliação. O resultado final será anunciado no dia 18 de janeiro.  



Bahia ENEM abstenção

Veja também EDUCAçãO

Xuxa reencontra paquitas da 1ª geração: 'Onde tudo começou'

Xuxa reencontra paquitas da 1ª geração: 'Onde tudo começou'

Vereador é baleado por marido da amante no interior da Bahia

Vereador é baleado por marido da amante no interior da Bahia

Acidente com 02 motos e um carro deixa 03 pessoas feridas no centro de Itamaraju

Acidente com 02 motos e um carro deixa 03 pessoas feridas no centro de Itamaraju

Ba-Vi terá lançamento de campanha contra discriminação da mulher no futebol

Ba-Vi terá lançamento de campanha contra discriminação da mulher no futebol

Últimas publicações