Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 13/06/2018 às 09h01min

Avenidas de Teixeira de Freitas começam a ganhar cores com a decoração para o maior São João do extremo sul

A prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Casa da Cultura, está realizando a decoração junina da cidade.
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola


 O São João se aproxima e as ruas e avenidas da cidade de Teixeira de Freitas começam a ganhar cores com a decoração junina. A ornamentação está sendo feita pela equipe da Casa da Cultura comandada por Dermeval Pires.

Com o tema, Arraia Criativo do Comércio, as praças, ruas e avenidas do centro da cidade, já começam a receber as decorações juninas. Bandeirolas coloridas aumentam a expectativa para o maior São João já realizado em Teixeira de Freitas.

O prefeito Temóteo Brito, acredita que a decoração de São João vai servir de estímulo para as pessoas se deslocarem para Teixeira de Freitas, e com isso, olhar a decoração de São João e comprar, aumentando as vendas no comércio e gerando empregos.

Com as ruas, praças e vitrines sendo decoradas com enfeites juninos e os estoques renovados, os lojistas já deram a arrancada para o São João mais esperado dos últimos anos. A expectativa é dobrar o faturamento e vagas de empregos temporários. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) os comerciantes esperam um aumento nas vendas em relação ao São João passado.


Este ano o São João de Teixeira será comemorado em grande estilo. Atrações nacionais e regionais vão garantir o forró nos barracões montados especialmente para a ocasião, brincadeiras e quadrilhas vão animar os nove dias da festa que começa no dia 22 e só termina no dia 30d e junho. 

Festas Juninas no Nordeste 

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil é no Nordeste que as festas juninas ganham mais destaques. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Os nordestinos aproveitam as festividades juninas para agradecer as chuvas na região que geralmente são escassas.

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

As festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. 

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.



Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, curau de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

Teixeira decoração São João

Veja também CULTURA

BR 101 - Casal de Nanuque morre em grave acidente de carro

BR 101 - Casal de Nanuque morre em grave acidente de carro

Jovem mãe é assassinada à golpes de pau e faca pelo ex companheiro no Monte Castelo

Jovem mãe é assassinada à golpes de pau e faca pelo ex companheiro no Monte Castelo

Idoso é barbaramente assassinado dentro de casa em Nova Tribuna

Idoso é barbaramente assassinado dentro de casa em Nova Tribuna

Menina de 12 anos mata a mãe à marteladas com ajuda do namorado de 16

Menina de 12 anos mata a mãe à marteladas com ajuda do namorado de 16

Últimas publicações