Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 01/08/2018 às 18h25min

Ações estimulam o hábito da leitura no sul da Bahia

Atividades nos municípios de Alcobaça e Nova Viçosa fazem parte do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa que tem o envolvimento da Fibria
compartilha nas redes sociais:
Alessandra Fornazier


Um plano de ação para incentivar a prática da leitura na população vem sendo desenvolvido nos municípios de Alcobaça e Nova Viçosa, no sul da Bahia. A iniciativa é parte das atividades do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que visa contribuir com a melhoria da educação pública nos municípios onde atuam as empresas do Grupo, entre as quais a Fibria.

O tema escolhido para ser desenvolvido pelo PVE em 2018 é “A gestão com foco na aprendizagem”, contemplando alguns dos principais desafios enfrentados pelos gestores da área de educação. Nas reuniões para formação com grupos de diretores e gestores escolares foi abordada para este ano a temática “Leitura”, com foco no incentivo e promoção de ações para fortalecer a leitura junto aos municípios. O público-alvo são os alunos, pais, professores e representantes da sociedade civil.

As atividades do segundo ciclo do programa aconteceram em junho em Nova Viçosa e Alcobaça. Nesta segunda etapa do PVE 2018, começou a mobilização de alunos para inscrever projetos no Desafio Criativos da Escola, que selecionará iniciativas que apresentarem soluções para transformar a realidade das escolas e comunidades.

Como parte do plano de ação para incentivar leitura, diversas ações de mobilização estão ocorrendo nos municípios envolvidos no programa. Em Alcobaça, foram realizados encontros do Criativos da Escola nas comunidades de São José e Pouso Alegre, além de ações de leitura e contação de histórias nas escolas e comunidades, envolvendo mais de 250 crianças e jovens.

Em Nova Viçosa, diversas atividades também estão levando a leitura para além dos muros da escola. Em junho, por exemplo, uma ação ocupou um posto de gasolina abandonado às margens da rodovia, na entrada da cidade. Uma turma do Centro Educacional de Nova Viçosa contou histórias a quem passava no local e montou-se um varal de poesias.

No dia 6 de julho, uma iniciativa da mobilizadora do município, Núbia Rodrigues, incentivou os alunos da escola da zona rural a ler de uma forma diferente: em um espaço literário criado entre árvores próxima ao manguezal. Cerca de 40 estudantes da zona ribeirinha de Nova Viçosa participaram de uma manhã repleta de contação de histórias, muita leitura e interação com os livros dispostos no varal.

No dia 12 de julho foi realizada uma tarde de intervenções literárias na praça do distrito. Alunos da escola Laura Bandeira declamaram poemas aos que passavam pela praça e doaram poemas aos participantes. Outras ações no município incluíram ainda Pescaria Literária, Sacola de Leitura, Leitura no Bosque, doação de poesias, entre outras atividades, que envolveram mais de 400 pessoas.

PVE 2018

Em 2018, o Grupo Votorantim celebra o seu centenário e, como forma de celebrar a data, duplicou de 50 para 100 o número de municípios brasileiros contemplados pelo programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). No sul da Bahia, são dois municípios contemplados, alcançando mais de 10 mil alunos de 55 escolas.

Bahia leitura N. Viçosa Alcobaça

Veja também EDUCAçãO

Mais de uma tonelada de lixo é retirada da praia Mar Moreno em Belmonte

Mais de uma tonelada de lixo é retirada da praia Mar Moreno em Belmonte

Prefeitura de Teixeira de Freitas emite nota de pesar pela morte de Geovane Passos Trindade

Prefeitura de Teixeira de Freitas emite nota de pesar pela morte de Geovane Passos Trindade

Vídeo - Prefeitura de Medeiros Neto entrega novas instalações do CRAS à comunidade

Vídeo - Prefeitura de Medeiros Neto entrega novas instalações do CRAS à comunidade

Motociclista tem perna amputada em acidente com caminhonete na zona rural de Eunápolis

Motociclista tem perna amputada em acidente com caminhonete na zona rural de Eunápolis

Últimas publicações