Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 05/10/2018 às 10h23min

8 peças de roupa masculina que nunca saem de moda

Para ter um guarda-roupa atemporal, saiba em quais peças de roupa masculina investir sem medo de errar.
compartilha nas redes sociais:
Luis Carvalho

A camisa polo, criada pelo tenista René Lacoste, continua sendo uma peça adorada pelos homens

O mundo muda a todo instante, e a moda com ele. Tendências de roupas entram e saem das vitrines num piscar de olhos, num ritmo que obriga qualquer homem a ficar atento a todo instante para não cometer nenhum erro na hora de se vestir corretamente.

Felizmente para nós, algumas peças do vestuário masculino não saem de moda nunca, independente da passagem dos anos, consagradas por grande personalidades que as usaram ou por sua versatilidade indispensável no dia a dia.

São peças de roupa bastante simples, sem exageros ou muita individualidade, mas que com bom uso, guiado por algumas dicas de estilo bem úteis, podem deixar você sempre à vontade com sua aparência e com atitudes muito mais seguras.

Para saber quais peças de roupa masculina você nunca deve deixar de ter no seu guarda-roupa, confira a lista que montamos a seguir:


1 CALÇAS JEANS

CALÇA JEANS - FOTO: iStock


Quando as calças jeans deixaram de ser vestidas exclusivamente como peças de uniforme por marinheiros italianos e operários americanos para caírem no gosto popular, poucos imaginariam que a peça perduraria por tanto tempo.

Hoje, essa calça feita com brim (um tecido mais pesado de algodão) ocupa um lugar de destaque em qualquer guarda-roupa e é uma peça coringa para se usar no dia a dia por sua versatilidade e durabilidade.

Com diversas variações possíveis para você escolher qual combina mais com você - reta, cintura baixa, skinny, selvedge, stretch, flare ou boyfriend -, a calça jeans mais básica e simples é sempre a melhor opção para nunca ficar fora de moda.


2 CALÇAS CHINO


Meio-termo entre a calça jeans e a calça social, a calça chino (chamada assim por causa de seu tecido, que era fabricado na China) é também muito conhecida como calça de sarja devido seu histórico militar - os soldados ingleses usaram o modelo durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois da guerra, a calça ganhou popularidade também nos Estados Unidos devido sua modelagem muito semelhante às calças sociais, além do tecido bastante leve e confortável. Com o tempo, a calça ganhou novas características e cores, deixando um pouco de lado o marrom claro e adotando outras cores neutras, como o preto.

Para usar no trabalho, calças chino casam perfeitamente com camisas e sapatos sociais, enquanto em momentos mais descontraídos as camisetas claras são boas opções. Para deixar o visual ainda mais leve, dobre as barras da calça e adote a alpargata ou mocassim.


3 CAMISETA PRETA


Independente da ocasião, uma camiseta pode ser uma peça-chave indispensável no seu visual. Principalmente nas cores preta. Combinações tanto com calças jeans quanto chino ajudam a compor o visual.

Para trabalhar, por exemplo, a camiseta preta sob um blazer simples (falaremos dele adiante) e uma calça social ou chino é uma combinação garantida, enquanto a camiseta preta com jeans ajuda você a passar uma imagem mais séria, sóbria e madura.

Ao comprar as camisetas, dê preferência aos modelos lisos, sem grandes estampas ou detalhes chamativos, como símbolos de marcas caras, etc.


4 CAMISA SOCIAL BRANCA


Um homem que possui uma boa camisa social branca em seu guarda-roupa está preparado para qualquer ocasião. Uma peça bastante simples, mas ainda charmosa e elegante, a camisa social pode ser usada tanto socialmente quanto casualmente.

Para vesti-la bem, a dica é deixar todos os botões fechados para uma reunião de trabalho por exemplo. Uma bela gravata e uma calça social completam o visual. Em eventos mais casuais, abrir os dois últimos botões e trocar a calça social por um jeans ou chino é uma escolha certa.

Acredite: a camisa social pode ser uma peça tão versátil no dia a dia do homem que cai bem até mesmo com uma simples bermuda nos dias mais quentes. Vale a pena investir no visual.


5 CAMISA POLO


Simples, discreta e elegante, a camisa polo vai bem em qualquer lugar e ocasião. A peça, que tem origem lá atrás, em 1926, é hoje uma das mais versáteis do guarda-roupa masculino e um verdadeiro coringa para compor o visual.

Criada pelo tenista René Lacoste, que desejava substituir a vestimenta tradicional usada pelos jogadores, uma camisa de mangas compridas com colarinho duro e gravata, a camisa polo (nome inspirado  nos suéteres que os jogadores de polo usavam durante as partidas) popularizou-se principalmente nos Estados Unidos, quando marcas como Ralph Lauren e Munsingwear adotaram a ideia.

Cada vez mais presente no visual masculino, a camisa pode ser usada para trabalhar, para passear, para namorar, para ir à praia ou onde for. Por isso, vale a pena incluir alguns modelos da peça no seu guarda-roupa sempre que possível


6 JAQUETA


Já falamos sobre ela no artigo sobre filmes que influenciaram a moda masculina e, mesmo décadas depois dos personagens de James Dean e Marlon Brando introduzirem a jaqueta no vestuário masculino, a peça segue firme no visual de muito homens.

Principalmente as clássicas jaquetas de couro, atemporais, podem ser usadas hoje em dia para acrescentar muito mais elegância a qualquer visual. Seja para um simples passeio, jantares com a família ou um simples cinema, por exemplo.

Assim como nos itens anteriores, a dica é investir no modelo mais básico possível. Ainda que seja uma peça mais cara, vale a pena garantir uma boa jaqueta de couro no seu guarda-roupa para quando houver necessidade. 


7 BLAZER


Uma das melhores inovações do vestuário masculino de todos os tempos, o blazer é aquela peça que, definitivamente, não pode faltar no seu guarda-roupa. Simples sem deixar de ser elegante, o blazer cai bem com as mais diversas combinações e ocasiões no dia a dia.

Já demos aqui várias dicas de como usar corretamente o blazer, mas a melhor opção é investir nas peças básicas, como as camisetas lisas e calças chino. Escolha ideal para ir trabalhar ou comparecer em um jantar que requer um pouco mais de elegância, a versatilidade do blazer é incomparável.

Você pode encontrar blazers pelos mais diversos preços, dependendo de onde procurar. Na dúvida, os modelos pretos, mais neutros, são a melhor opção.


8 CASACO TRENCH COAT


imagem


Outra peça com um passado histórico marcante, os trench coats (casacos de trincheira) são chamados assim por terem sido usados primeiro pelos soldados britânicos. Criada em 1895, a peça foi feita de um tecido revolucionário, o gabardine, desenvolvido e patenteado pela Burberry. 

O sobretudo caiu no gosto de outras personalidades, como Arthur Conan Doyle, Winston Churchill e Audrey Hepburn, além de ter sua principal participação no cinema em Casablanca, onde o personagem de Humphrey Bogart é usuário assíduo da peça.

Uma peça bastante democrática - homens e mulheres adotaram o sobretudo no guarda-roupa do dia a dia -, o trench coat é ideal tanto para um dia normal de trabalho quanto para uma festa mais casual. 

Roupas que nunca saem de moda

Veja também HOMEM

Segundo mesário sofre infarto e morre durante eleição no Rio

Segundo mesário sofre infarto e morre durante eleição no Rio

Suspeitos morrem em confronto com a polícia em Cumuruxatiba, distrito do Prado

Suspeitos morrem em confronto com a polícia em Cumuruxatiba, distrito do Prado

Polícia Civil recupera moto roubada que estava sendo usada em vários roubos. Autor foi preso

Polícia Civil recupera moto roubada que estava sendo usada em vários roubos. Autor foi preso

Flavio Bolsonaro diz que volta de Renan Calheiros ao comando do Senado causaria constrangimento

Flavio Bolsonaro diz que volta de Renan Calheiros ao comando do Senado causaria constrangimento

Últimas publicações