Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 19/03/2018 às 09h08min

6 dicas para usar terno no calor sem sofrer

Não consegue escapar dos ternos nem no calor? Separamos várias dicas bastante úteis para você saber como se vestir bem sem sofrer
compartilha nas redes sociais:
Areah

Para muitos profissionais, não existe (quase) nada mais desmotivante para encarar mais um dia de trabalho do que estar o maior sol lá fora - daqueles que dá vontade de largar tudo e pegar o caminho da praia mais próxima - e lembrar que você precisa ir trabalhar de terno.

Nos dias quentes, o terno certo pode fazer toda a diferença para que você 

não passe tanto calor quanto trabalha

Apesar de conferirem um ar mais sério e profissional a qualquer homem, aquelas roupas grossas não são nem um pouco confortáveis em dias de sol forte e podem vir a ser um empecilho para a concentração e para as atividades que você precisa exercer durante o expediente.

Trocar o paletó pelo colete, por exemplo, é uma boa tática para driblar o calor 

sem perder a elegância do traje social

"Ah, mas eu não tenho esse problema, passo o dia todo no escritório e temos um ar-condicionado potente", você deve pensar, orgulhoso. Você pode até ter razão, mas lembre-se que apenas o trajeto entre sua casa e o trabalho pode já ser uma tortura, principalmente se utiliza transporte público. E uma hora você precisará sair para almoçar, não?


Felizmente, existem forma de aliviar o calor e impedir que você sofra (muito). Confira abaixo nossas dicas e garanta a elegância da cabeça aos pés mesmo nos dias mais impiedosos de calor.


1 - ESCOLHA O MELHOR TECIDO PARA O SEU TERNO

imagem

Enquanto tecidos sintéticos esquentam mais e retém calor, os ternos de fibras 

naturais deixam o corpo respirar melhor - FOTO: iStock

A primeira coisa a ser feita caso você esteja decidido a não passar mais calor sob a roupa é comprar um terno de fibras naturais. Apesar de consideravelmente mais caros, esses ternos, geralmente feitos de lã ou linho, deixam o corpo respirar melhor, o que é de grande alívio no dias quentes. Já os ternos mais comuns e mais baratos, feitos de tecidos sintéticos, como o poliéster, costumam esquentar muito mais. Seu conforto vale esse investimento, acredite.


2 - TERNO PRETO? NEM PENSAR! VÁ DE CORES CLARAS

imagem

As cores mais claras refletem a luz e esquentam menos do que a clássica cor preta 

dos ternos mais comuns - FOTO: iStock

Basta uma olhada rápido ao seu redor para constatar que os ternos pretos são maioria. De fato, eles costumam ser os preferidos dos homens, tanto por sua versatilidade quanto pela elegância que conferem a quem os veste. Essa preferência, porém, pode custar caro nos dias quentes. Como  a cor preta absorve muito mais o calor do que outras cores, é melhor deixar o terno preto no armário e trocá-lo por ternos de cores mais claras, como cinza, bege ou até um azul.


3 - SEMPRE QUE A OCASIÃO PERMITIR, TIRE O PALETÓ

imagem

Uma peça elegante, o colete é uma alternativa para os dias quentes em que 

vestir o paletó é impossível - FOTO: iStock

A não ser que você tenha 20 reuniões por dia, o paletó é pode ser deixado de lado tranquilamente no dia a dia. Enquanto trabalha no escritório, por exemplo, é aceitável deixá-lo pendurado na cadeira ou no canto da mesa. Assim como quando você sai para almoçar debaixo de um sol escaldante. Se você não quiser abrir mão da elegância, uma dica de estilo é adotar os clássicos coletes, sobre os quais já falamos tudo que você precisa saber para usar bem


4 - TOME CUIDADO TAMBÉM COM A CAMISA QUE VAI VESTIR

imagem

Aqui, as mesmas regras para os ternos aplicam-se às camisas: troque as de tecidos 

sintéticos por fibras naturais - FOTO: iStock

Assim como destacamos na parte do terno, que deve ser feito de um bom material que permita que seu corpo respire e alivie o calor nos dias mais quentes, as camisas também precisam ser igualmente refrescantes. As de tecido sintético, o poliéster, são as que mais costumam esquentar no calor, então deixe-as no armário nesses dias. Para não sofrer nas mãos do sol, a dica matadora é comprar um boa camisa de de fibras naturais, de preferência algodão. 


5 - USE UMA UNDERSHIRT PARA CONTROLAR O SUOR EXCESSIVO

imagem

Bastante discretas, as undershirts impedem o suor ao mesmo tempo que mantém 

sua elegância - FOTO: iStock

Todo homem que tem o hábito de usar camisas no dia a dia sabe que uma ótima alternativa para impedir que o suor excessivo crie as odiadas "pizzas" debaixo do braço é vestir uma camiseta discreta sob a peça. As undershirts foram criadas exatamente para cumprir esse propósito, e o fazem muito melhor do que qualquer camiseta comum. Além de impedir que o suor transpareça durante o dia, a undershirt se ajusta melhor ao corpo e não tira o conforto de quem veste.


6 - DOBRE AS BARRAS DA CALÇA E DÊ ADEUS ÀS SUAS MEIAS

imagem

O hábito já é bastante adotado por homens mais descolados tanto em ocasiões formais quanto

informais do dia a dia - FOTO: iStock

Uma tendência quem vem ganhando força entre os homens nos últimos anos é dobrar as barras das calças e se livrar das meias: o estilo é chamado de "mankle". Porém, para quem não deseja acabar com um chulé de matar qualquer um nos pés pode optar por usar meias mais discretas, como as usadas para sapatilhas, ou apenas passar talco nos pés mesmo. Além de ganhar mais alguns pontos pelo estilo, deixar os tornozelos à mostra pode aliviar aquela sensação de calor.

Terno Calor Dicas

Veja também HOMEM

Um morto e dois baleados em diferentes bairros de Teixeira de Freitas na noite desta terça feira

Um morto e dois baleados em diferentes bairros de Teixeira de Freitas na noite desta terça feira

Homem é morto na ida para o trabalho em Itabela

Homem é morto na ida para o trabalho em Itabela

Primeira mulher mestre de obras da Bahia luta pela inserção do gênero na Construção Civil

Primeira mulher mestre de obras da Bahia luta pela inserção do gênero na Construção Civil

“Ela não queria deixar eu sair”, disse idoso de 81 anos que usou meia para estrangular esposa de 86 anos

“Ela não queria deixar eu sair”, disse idoso de 81 anos que usou meia para estrangular esposa de 86 anos

Últimas publicações