Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 14/06/2018 às 20h19min

1º Simpósio das Águas reunirá universitários e autoridades da Bahia e Minas Gerais em Teixeira de Freitas

compartilha nas redes sociais:
Por;Teixeiranews

1º Simpósio das Águas reunirá universitários e autoridades da Bahia e Minas Gerais em Teixeira de Freitas



Faltam poucos dias para o 1º Simpósio das Águas, que tem por desafio salvar o Rio Alcobaça. A meta é evitar que ele sofra as consequências da seca e da erosão a exemplo de outras bacias hidrográficas, lagoas e mananciais que, ou secaram ou tiveram seus rios enfraquecidos, e por isso, invadidos pelo mar.

A luta nasceu dentro da Câmara de Teixeira de Freitas e ganhou a adesão de cidades banhadas e abastecidas pelo rio, tanto do extremo sul da Bahia quanto no nordeste de Minas Gerais.

Depois de várias reuniões realizadas em Teixeira de Freitas e também nas cidades que aderiram a iniciativa, o evento principal já tem data, hora e local definidos e deve reunir diversas autoridades em todos os âmbitos, universitários e cidadãos preocupados como meio ambiente.

A solenidade acontece em Teixeira de Freitas na terça-feira, dia 19 de junho, no auditório da FASB – Faculdade do Sul da Bahia, no barro Bela Vista. Nesta reunião vão ser definidas as Leis de Implementação do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio.

A ideia vem sendo amadurecida deste o pleito passado e ganhou envergadura no atual pleito através da iniciativa do presidente da Casa Legislativa, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) e a adesão dos atuais vereadores.

Na primeira reunião realizada no dia 08 de junho de 2017, o vereador Agnaldo da Saúde falou sobre sua experiência pessoal. Ele presenciou um período de seca nas propriedades de alguns amigos banhadas pelo rio Alcobaça e vislumbrou o avanço do mar. Foi quando, no âmbito de sua competência como político, decidiu expressar aos colegas o perigo que isso pode significar, tanto para a população quanto para o gado ou a agricultura, impactando diretamente o abastecimento de água e a geração de emprego e renda através da agricultura profissional ou familiar.

“Ao longo dessas reuniões nós observamos que buscar alternativas nem sempre é fácil pois não basta plantar, como muitos pensam. Cada área tem uma biodiversidade diferente, uma geografia peculiar e tudo necessita ser estudado para poder ser colocado em prática. No entanto, não adianta só ficar pensando. Foi e está sendo um trabalho difícil. Nos reunimos, dezenas de vezes. Articulamos junto as outras Câmaras Municipais e levantamos essa bandeira. Nossa esperança é que o povo também nos fortaleça nessa batalha, pois é uma batalha de todos”, explicou o presidente.

Ao longo deste período, já foram realizados entre reuniões técnicas e seminários, 11 encontros preparatórios antes da realização do 1º Simpósio das Águas. O programa reúne às Câmara Municipais de Teixeira de Freitas, Alcobaça, Medeiros Neto, Itanhém, Mucuri, Umburatiba, Machacalis, Santa Helena de Minas, Águas Formosas, Felisburgo e Fronteira dos Vales. Para a realização do 1º Simpósio das Águas no próximo dia 19 de junho, serão expedidos certificados, especialmente para estudantes e às inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo endereço eletrônico: https://doity.com.br/simposiodasaguas/contato#contact – e todos os inscritos receberão certificados com carga horária, principalmente os estudantes universitários.

Através do 1º Simpósio das Águas se pretende desenvolver e implementar programas, projetos e atividades voltados à gestão dos recursos hídricos, com ênfase nas áreas rurais e na melhoria das condições de produção agrícola e qualidade ambiental no corretor do rio Alcobaça. (Com informações de Kátia Armini)

Teixeira Simpósio das Águas

Veja também MEIO AMBIENTE

Suspeito de ter participação no assassinato de um vereador de Minas Gerais é executado em Itanhém

Suspeito de ter participação no assassinato de um vereador de Minas Gerais é executado em Itanhém

Como evitar a morte de 7 milhões de pessoas por ano?

Como evitar a morte de 7 milhões de pessoas por ano?

Morre o segundo homem alvejado a tiros nesta terça-feira em Itamaraju

Morre o segundo homem alvejado a tiros nesta terça-feira em Itamaraju

Operação Gênesis: Prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro são denunciados pelo MPF por organização criminosa

Operação Gênesis: Prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro são denunciados pelo MPF por organização criminosa

Últimas publicações